E foi lançado Kernel 5.17 RC, com várias atualizações de drivers e arquitetura, e mais. Confira quais foram e veja como testar essa versão.
Duas semanas se passaram desde o lançamento do Linux 5.16 e a abertura da janela de mesclagem para o próximo grande lançamento do kernel, Linux 5.17, que termina hoje com o lançamento do primeiro Release Candidate (RC) para testes públicos.
Linus Torvalds acaba de anunciar o primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.17, que parece ser um lançamento normal com uma quantidade normal de mudanças e novos recursos. Nada extravagante, e nada que se destaque. Há um pouco de tudo para todos.
Novidade do Kernel 5.17 RC
De acordo com Linus Torvalds, a maior parte das novidades do Kernel 5.17 RC são várias atualizações de drivers, e também há atualizações de arquitetura, documentação e ferramentas.
No entanto, o trabalho do gerador de números aleatórios e a reescrita da ferramenta de cache local persistente fscache se destacam na próxima série de kernel Linux 5.17.
Nas palavras de Linus Torvalds:
“[Linux] 5.17 não parece ser um grande lançamento, e tudo parece bastante normal. Temos um pouco mais de atividade do que o normal em alguns cantos do kernel (o gerador de números aleatórios e a reescrita do fscache se destacam), mas mesmo com essas coisas, a visão geral parece muito normal.”
O lançamento final do kernel Linux 5.17 está previsto para meados de março de 2022. Como de costume, seu lançamento depende de quantos marcos do Release Candidate serão lançados durante todo o ciclo de desenvolvimento.
Se houver sete RCs, estamos olhando para 13 de março para a data final de lançamento, mas se um oitavo Release Candidate for publicado, estamos olhando para 20 de março para a data final de lançamento do Linux 5.17.
Até então, se você quiser ajudar os desenvolvedores do kernel a encontrar e corrigir bugs no kernel Linux 5.17, vá em frente e baixe o primeiro Release Candidate do site kernel.org.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão inicial de desenvolvimento, NÃO adequada para uso em máquinas de produção.
Como instalar ou atualizar o kernel
Mas lembre-se, esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em nenhuma máquina de produção.
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança