Kernel 5.17 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.18!

O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.17 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.18.

Sim. Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 5.17 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 5.18 o mais rápido possível.

O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, e os usuários são incentivados a considerar a atualização para o kernel Linux 5.18.

Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 5.17 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.

Kernel 5.17 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.18!

Kernel 5.17 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.18!

Após apenas quinze lançamentos de manutenção, o kernel Linux 5.17 chegou ao fim de sua vida útil, o que significa que nenhuma atualização de segurança adicional será fornecida para esta ramificação no futuro.

O kernel Linux 5.17 foi lançado em 20 de março de 2022 e parece ser a série de kernel de vida mais curta até o momento.

O Linux 5.17 introduziu novos recursos como um novo subsistema “AMD P-State” para futuras CPUs AMD, um subsistema fscache renovado, um novo recurso de “verificação de tabela de páginas” para melhor proteger seu sistema GNU/Linux de certas ameaças, suporte para o BLAKE2 função hash criptográfica para o gerador de números aleatórios para segurança extra e muito mais.

Enquanto muitas distribuições GNU/Linux ainda estão executando o kernel Linux 5.17, muitas outras nunca tiveram a chance de atualizar para ele. A última atualização de manutenção da série Linux 5.17 foi publicada hoje como Linux kernel 5.17.15.

Ou, nas palavras do desenvolvedor do kernel Greg Kroah-Hartman:

“Esta é a ÚLTIMA versão do kernel 5.17.y. Esta ramificação do kernel agora está em fim de vida. Por favor, mude para 5.18.y neste momento, nenhuma nova atualização acontecerá nesta ramificação do kernel.”

Portanto, todos os mantenedores e usuários de distribuição GNU/Linux que gostam de compilar seus próprios kernels ou instalar os mais novos de repositórios de terceiros agora são convidados a atualizar seus sistemas para a mais recente e melhor série de kernel Linux 5.18, que também foi atualizada hoje para a versão 5.18.4.

O kernel Linux 5.18 apresenta novos recursos como suporte para “eventos de usuário” no sistema de rastreamento, suporte para a função “porta de gerenciamento do sistema host” da AMD, suporte para somas de verificação de integridade de 64 bits em dispositivos NVMe, suporte para o recurso “interface de feedback de hardware” da Intel, suporte de rastreamento de ramificação indireta para a arquitetura x86 ou melhor desempenho de agendamento de processos em CPUs AMD Zen.

Várias distribuições populares de lançamento contínuo já estão executando o kernel Linux 5.18, incluindo Arch Linux e openSUSE Tumbleweed.

Por outro lado, os usuários do Ubuntu podem instalar facilmente o kernel Linux 5.18, enquanto os usuários do Fedora Linux terão que esperar um pouco mais para o Linux 5.18 chegar em seus repositórios.

Se atualizar para o kernel mais recente e melhor não é a sua praia, é altamente recomendável que você se atenha a um dos muitos kernels LTS (Long-term Support).

Eu pessoalmente recomendo a série Linux 5.15 LTS, que apresenta uma nova implementação de sistema de arquivos NTFS que permite ler e gravar dados prontos para uso, sem precisar depender de drivers de terceiros como o NTFS-3G.

Atualizando para o kernel Linux 5.18

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 5.17, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 5.18 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 5.18 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 5.18, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo (LTS).

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.18 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Deixe um comentário

Sair da versão mobile