E foi lançado Kernel 5.16 RC, com melhoria no desempenho em jogos, e mais. Confira quais foram e veja como testar essa versão.
Embora o kernel do Linux 5.15 seja tímido para aparecer nos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições Linux mais populares atualmente (dica: ele chegou aos repositórios do Arch Linux na sexta-feira), o desenvolvimento da próxima grande série do kernel, Linux 5.16, é está crescendo, e agora é hora de sair e testar o primeiro RC (Release Candidate).
Dito isso, a janela de fusão de duas semanas para o kernel Linux 5.16, o próximo grande lançamento do kernel Linux, fechou e, como esperado, termina com a disponibilidade para teste público do primeiro Release Candidate.
Novidade do Kernel 5.16 RC
Sim. Linus Torvalds anunciou o primeiro marco Release Candidate do kernel Linux 5.16, que promete ser um grande lançamento para jogadores Linux, pois adiciona a chamada de sistema FUTEX2 da Collabora que traz melhor desempenho em jogos modernos com utilização mais eficiente da CPU ao usar o Proton Wine da Valve ferramenta de compatibilidade baseada no Steam Play que permite jogar muitos jogos do Windows no Linux.
Gabriel Krisman Bertazi, desenvolvedor do Collabora, explica:
“O uso de futexes em nosso caso de uso do Wine reduziu a utilização da CPU em 4% para o jogo Beat Saber e em 1,5% para o jogo Shadow of Tomb Raider, ambos rodando sobre Proton, quando comparados à interface eventfd.”
Fora isso, o kernel Linux 5.16 não parece um grande lançamento, mas não é tão pequeno como o kernel Linux 5.15, de acordo com Linus Torvalds.
GPU, rede, som e trabalho de teste se destacam nesta versão, mas também há suporte de hardware muito aprimorado e as habituais correções de bugs e segurança.
Mais detalhes sobre o kernel Linux 5.16 RC estão disponíveis no shortlog.
O lançamento final do kernel Linux 5.16 é esperado no início de janeiro de 2022.
Considerando o fato de que as celebrações de Natal e Ano Novo provavelmente terão um impacto negativo no desenvolvimento do kernel Linux 5.16, estamos considerando 9 de janeiro como a data de lançamento final, mas isso também depende do número total de marcos do Release Candidate publicados durante todo o ciclo de desenvolvimento.
Até então, se você quiser ajudar os desenvolvedores do kernel a encontrar e corrigir bugs no kernel Linux 5.16, vá em frente e baixe o primeiro Release Candidate do site kernel.org.
No entanto, lembre-se de que esta é uma versão inicial de desenvolvimento, NÃO adequada para uso em máquinas de produção.
Como instalar ou atualizar o kernel
Mas lembre-se, esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em nenhuma máquina de produção.
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança