Kernel 5.16 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.17!

O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.16 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.17.

Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 5.16 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 5.17 o mais rápido possível.

O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, e os usuários são incentivados a considerar a atualização para o kernel Linux 5.17.

Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 5.16 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.

Kernel 5.16 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.17!

Kernel 5.16 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.17!
Kernel 5.16 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.17!

Sim. O Kernel 5.16 chegou o fim da vida útil e chegou a hora de dizer adeus a outra série do kernel Linux, Linux 5.16, que agora está no fim de sua vida útil e não receberá mais atualizações, então é hora de atualizar para um novo branch de kernel.

Lançado há pouco mais de três meses, o kernel Linux 5.16 trouxe recursos como a chamada de sistema do kernel futex_waitv() do Collabora que aumenta sua experiência de jogo ao jogar jogos nativos do Linux e do Windows via Wine, compactação Zstd (Zstandard) atualizada, um novo tipo de evento fanotify para relatórios de integridade do sistema de arquivos, bem como suporte ao Raspberry Pi Compute Module 4 (CM4).

A partir de hoje, 13 de abril de 2022, o kernel Linux 5.16 está marcado como EOL (fim da vida útil) e não receberá mais atualizações de segurança conforme anunciado anteriormente pelo renomado desenvolvedor do kernel Greg Kroah-Hartman, que também lançou a última atualização de manutenção na série, Linux 5.16.20.

“Observe que esta é a ÚLTIMA versão do kernel 5.16.y. Agora é fim de vida. Por favor, mude para a filial 5.17.y neste momento”, disse Greg Kroah-Hartman em um anúncio na lista de discussão.

Embora apresente muitos novos recursos e melhorias, infelizmente, o kernel Linux 5.17 também não é uma série LTS (Long-Term Support), o que significa que provavelmente chegará ao fim da vida útil nos próximos meses, por volta do final de junho de 2022.

Mas, até lá, o kernel Linux 5.18 será lançado com ainda mais novos recursos e aprimoramentos.

A versão final do Linux 5.18 está prevista para o final de maio de 2022, o que significa que começará a atingir os repositórios de software estáveis ​​de algumas das distribuições de lançamento contínuo mais populares no início de junho de 2022.

Se atualizar kernels a cada três meses não é sua xícara de chá, você deve se ater a um dos muitos kernels suportados a longo prazo.

Eu recomendo a série Linux 5.15 LTS, pois apresenta uma nova implementação de sistema de arquivos NTFS que permite ler e gravar dados prontos para uso, sem precisar depender de drivers de terceiros.

Atualizando para o kernel Linux 5.17

Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 5.16, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 5.17 do Linux.

Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.

Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 5.17 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux.

Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 5.17, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo, como o Linux 5.4, que receberá atualizações até o ano de 2022.

Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.17 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.