E foi lançado Kernel 5.15 RC com mais suporte para CPUs e GPUs AMD, e mais. Confira quais foram e veja como testar essa versão.
Já se passaram duas semanas desde o lançamento do kernel Linux 5.14, que lentamente faz seu caminho para os repositórios de software estáveis de várias distribuições Linux populares, e agora é hora de sair e testar outra nova série de kernel, kernel 5.15, que será lançado em breve.
Como a janela de fusão de duas semanas se fecha hoje, a próxima série do kernel Linux 5.15 está pronta para teste público, pois Linus Torvalds acaba de anunciar a disponibilidade do primeiro marco Release Candidate (RC).
Novidade do Kernel 5.15 RC
O kernel 5.15 parece ser mais uma versão que se concentra em melhorar ainda mais o suporte para CPUs e GPUs AMD, mas também trará novos recursos como suporte a NTFS3 e KSMBD (CIFS/SMB3) e os habituais drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.
Mas, em suma, parece um pequeno lançamento.
Sobre o lançamento, Linus Torvalds disse que:
“Com apenas pouco mais de 10 mil commits de não fusão, este é de fato o menor rc1 que tivemos na série 5.x. E embora isso não esteja lá com alguns lançamentos maiores, na verdade tem sido uma das janelas de mesclagem mais confusas.”
O que poucos sabem é que o Linux 5.15 será o último grande lançamento do kernel do ano, o que significa que pode ser a próxima série LTS (Long-Term Support), com suporte por pelo menos alguns anos.
Claro, esta informação precisa ser confirmada pelo desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman.
Mais detalhes sobre o kernel Linux 5.15 RC estão disponíveis no shortlog.
Como mencionado antes, o lançamento final do kernel Linux 5.15 é esperado no Halloween se Linus Torvalds decidir se ater a sete Release Candidates, ou em 7 de novembro, se um total de oito marcos RC serão publicados durante todo o ciclo de desenvolvimento.
Até então, se você quiser ajudar os desenvolvedores do kernel a encontrar e corrigir bugs no kernel Linux 5.15, vá em frente e baixe o primeiro Release Candidate do site kernel.org.
Ao testá-lo, lembre-se de que esta é uma versão de desenvolvimento inicial, NÃO adequada para uso em máquinas de produção.
Como instalar ou atualizar o kernel
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança