Kernel 5.15 lançado com novo NTFS da Parangon e SMB Server In-Kernel

E foi lançado o Kernel 5.15 com novos recursos interessantes, e mais. Confira as novidades e veja como atualizar seu sistema para essa nova versão.

Linus Torvalds anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do Linux 5.15 como a próxima série de kernel de suporte de longo prazo (LTS) apresentando novas funcionalidades e melhorias.

Após sete Release Candidates e dois meses de trabalho árduo, o kernel Linux 5.15 está aqui e pronto para adoção em massa como o kernel LTS (Long-Term Support) mais recente para distribuições Linux.

Novidade do Kernel 5.15

Kernel 5.15 lançado com novo NTFS da Parangon e SMB Server In-Kernel

Os destaques do Linux 5.15 incluem uma nova implementação de sistema de arquivos NTFS da Parangon Software que é totalmente funcional e suporta todas as versões NTFS até 3.1, bloqueio de preempção em tempo real, um servidor SMB3 no kernel chamado ksmbd, Btrfs agora oferece suporte para garantia de integridade de arquivo fs-verity e Montagens mapeadas por ID, bem como DAMON (Data Access MONitor) para monitorar o padrão de acesso à memória de processos do espaço do usuário.

Esta versão também traz suporte para as ferramentas KFENCE e KCSAN para a arquitetura s390, agendamento de suporte para sistemas ARM assimétricos, suporte para multicast por VLAN no subsistema de rede, a capacidade de construir kernels AArch64 (ARM64) como clientes Hyper-V, suporte para o protocolo MCTP (Management Component Transport Protocol) e suporte de dados fora de banda para os soquetes de domínio Unix.

Também novo no kernel Linux 5.15 é o suporte para o ano 2038 nos sistemas de arquivos XFS, suporte de E/S direto em arquivos descompactados no sistema de arquivos EROFS, a capacidade de migrar páginas de memória para memória persistente, uma nova chamada de sistema process_mrelease (2) que pode ser usado para recuperar imediatamente a memória de um processo existente por um processo supervisor, bem como suporte para o mecanismo de rastreamento pré-alocado no subsistema IOAM.

Além disso, a chamada de sistema move_mount() agora permite adicionar uma montagem a um grupo de compartilhamento existente, o assembler integrado LLVM agora é suportado também ao construir o kernel com Clang, e agora é possível colocar todas as tarefas dentro de um cgroup inteiro no Aula de agendamento SCHED_IDLE.

Claro, existem vários drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware.

Para citar alguns, o Linux 5.15 adiciona suporte para consoles Nintendo Wii, carregadores baseados em Chrome OS EC e Mediatek MT6360, controladores Rockchip DesignWare PCIe, controladores de flash seriais Rockchip, MediaTek Gigabit Ethernet PHYs, painéis Samsung ATNA33XC20 eDP, NICs LAN sem fio Realtek RTL8188EU e Sensores térmicos NVIDIA Tegra30.

Além disso, há uma nova estrutura de driver VDUSE que implementa dispositivos de bloco virtual no espaço do usuário e um novo driver gpio-virtio que permite que os convidados acessem as linhas GPIO do sistema host.

Em termos de segurança, o Linux 5.15 adiciona uma nova opção de compilação para ajudar a evitar que dados vazem de funções, adiciona suporte de atestado remoto baseado em IMA para mapeador de dispositivo e uma nova operação prctl () chamada PR_SPEC_L1D_FLUSH para limpar o L1D (dados de nível 1) cache.

O melhor de tudo, Linux 5.15 é uma série de kernel LTS (Long-Term Support), já que este é o último branch de kernel estável lançado em 2021.

O renomado desenvolvedor de kernel Greg Kroah-Hartman anunciará em breve o status de LTS do kernel Linux 5.15 e como muitos anos será suportado. Até então, fique de olho nos repositórios de software estáveis ​​de sua distribuição Linux favorita para Linux 5.15 LTS.

Mais detalhes sobre o kernel 5.15 estão disponíveis no anúncio da lista de discussão de Linus Torvalds.

Como instalar ou atualizar o kernel

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Deixe um comentário

Sair da versão mobile