E foi lançado Kernel 5.14 RC com grandes mudanças no hardware da GPU AMD, e mais. Confira quais foram e veja como testar essa versão.
Enquanto a maioria das distribuições Linux ainda estão lutando para atualizar seus kernels para Linux 5.13, que já teve seu primeiro lançamento pontual e está marcado como “estável” no site kernel.org, os desenvolvedores do kernel estão ocupados novamente com o próximo lançamento principal, o Kernel Linux 5.14.
Apenas duas semanas se passaram desde o lançamento da série do kernel Linux 5.13 e agora a janela de mesclagem para o kernel Linux 5.14 está fechada, pois Linus Torvalds anunciou a disponibilidade para teste público do primeiro marco Release Candidate (RC).
Ou seja, o primeiro Release Candidate (RC) agora está pronto para teste público, conforme anunciado por Linus Torvalds, que diz que inclui cerca de 13k commits de aproximadamente 1650 desenvolvedores.
Novidade do Kernel 5.14 RC
Mais uma vez, há grandes mudanças no hardware da GPU AMD, e todo o suporte IDE agora é baseado em libata.
Como acontece com todas as novas versões do kernel, o Linux 5.14 virá com drivers novos e atualizados para suportar mais dispositivos de hardware, sistemas de arquivos aprimorados, arquiteturas, rede, programação, VM e, por último, mas não menos importante, atualizações de documentação e ferramentas.
Mais detalhes sobre o kernel Linux 5.14 RC estão disponíveis no shortlog.
A versão final do kernel Linux 5.14 deve chegar no final de agosto, dia 29, ou no início de setembro, dia 5. Como de costume, isso dependerá de quantos Release Candidates serão publicados durante todo o ciclo de desenvolvimento.
Até então, se você quiser ajudar com o teste, vá em frente e baixe o primeiro Release Candidate da próxima série do kernel Linux 5.14 agora mesmo usando os links mais abaixo.
Mas lembre-se, esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em nenhuma máquina de produção.
Como instalar ou atualizar o kernel
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança