O desenvolvedor Greg Kroah-Hartman, anunciou recentemente que o kernel 5.13 chegou ao fim da vida útil e que os usuários devem atualizar para o kernel 5.14.
Greg Kroah-Hartman anunciou que a série do kernel Linux 5.13 atingiu o fim de sua vida útil, pedindo a todos os usuários que migrem para a série do kernel Linux 5.14 o mais rápido possível.
O kernel agora está marcado como EOL (End of Life) no site kernel.org, e os usuários são incentivados a considerar a atualização para o kernel Linux 5.14.
Este é um lembrete amigável de que a série do kernel Linux 5.13 atingiu o fim da vida útil e não será mais compatível com atualizações de segurança.
Kernel 5.13 chegou o fim da vida útil! É hora de atualizar para o 5.14!
Lançado em 27 de junho de 2021, o kernel Linux 5.13 foi um dos maiores lançamentos da série Linux 5.x, com mais de 16.000 commits contribuídos por mais de 2.000 desenvolvedores.
Ele introduziu o suporte inicial FreeSync HDMI para GPUs AMD, suporte inicial para o processador M1 da Apple e suporte para o módulo de segurança Landlock.
Ele também trouxe suporte aprimorado para o sistema de arquivos exFAT, suporte de driver para GPUs AMD NAVI, suporte inicial para a série de GPUs AMD Radeon “Aldebaran”, uma nova opção de montagem SMB3 levando a um desempenho aprimorado, bem como mais vantagens para o sistema de arquivos EXT4 .
Em 18 de setembro de 2021, o renomado desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman publicou o que parecia ser a última atualização de manutenção para a série 5.13 do kernel Linux, Linux 5.13.19, dizendo que o ramo está agora em fim de vida e exortando todos a atualize para a série de kernel Linux 5.14 mais recente.
Em um anúncio da lista de discussão, Greg Kroah-Hartman disse que:
“Nota, este é o ÚLTIMO lançamento do kernel 5.13.y. Este ramo agora está em fim de vida. Todos devem migrar para o branch do kernel 5.14.y agora.”
Dito isso, a partir de hoje, 22 de setembro de 2021, o kernel Linux 5.13 agora está marcado como EOL (End-of-Life) no site kernel.org, o que significa que não receberá mais atualização de manutenção, sendo a versão 5.13.19 a última nas séries.
Assim, se sua distribuição Linux estiver usando Linux 5.13, você deve considerar a atualização para o kernel Linux 5.14 assim que possível. Se você não puder fazer isso sozinho, peça aos mantenedores de sua distribuição para atualizar os pacotes do kernel.
Além dos recursos mencionados acima, o kernel Linux 5.14 traz um driver gráfico AMDGPU muito aprimorado para GPUs AMD, mais melhorias no sistema de arquivos EXT4, novos recursos para o sistema de arquivos F2FS, um novo subsistema libata para controlar dispositivos IDE e muito mais mais.
Infelizmente, o kernel Linux 5.14 também não será um lançamento LTS (suporte de longo prazo), mas atualmente é o branch de kernel estável mais recente disponível para distribuições GLinux e você deve usá-lo se não estiver contando com um dos muitos ramos com suporte de longo prazo.
Distribuições populares de lançamento contínuo como Arch Linux e openSUSE Tumbleweed já adotaram a série do kernel Linux 5.14, a versão mais recente sendo 5.14.7, lançada hoje, 22 de setembro de 2021, e acredito que outras distros populares como o Fedora Linux vão lançar o Linux 5.14 em seus repositórios também nos próximos dias.
Se você estiver procurando por recursos de ponta, eu recomendo altamente atualizar para o kernel Linux 5.13, mas se a estabilidade for sua principal preocupação, você deve se ater a uma das muitas séries de kernel LTS (Long-Term Support) suportadas que você pode baixar em kernel.org ou os repositórios de sua distribuição. Claro, se você atualizar para o kernel Linux 5.13, você aproveitará todos os recursos do Linux 5.12 e muito mais!
Atualizando para o kernel Linux 5.14
Se você estiver usando uma distribuição Linux alimentada pelo kernel Linux 5.13, atualize-a o mais rápido possível para o kernel 5.14 do Linux.
Se isso não for possível no momento, considere usar a última atualização da série. Ambas as versões estão disponíveis para download no kernel.org, mas precisam ser compiladas e instaladas manualmente.
Você pode baixar a versão mais recente da série de kernel Linux 5.14 agora mesmo no site kernel.org, mas eu recomendo que você o instale nos repositórios de software estáveis da sua distribuição favorita do Linux.
Os mantenedores de sistemas operacionais Linux devem refazer suas versões futuras no kernel do Linux 5.14, se não estiverem usando uma série de kernel com suporte a longo prazo, como o Linux 5.4, que receberá atualizações até o ano de 2022.
Você também pode atualizar diretamente para a versão mais recente da série 5.14 do kernel Linux. Para isso, use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
- Como instalar o IDE LazFuck no Linux via Flatpak
- Como instalar a IDE JavaScript WebStorm no Linux via Snap
- Como instalar o utilitário Ubuntu Make no Linux via Snap
- Como instalar o Visual Studio Code no Linux manualmente e via Snap