Kernel 5.12 RC1 lançado com mais drivers novos e atualizados

Linus Torvalds lançou o Kernel 5.12 rc1 com mais drivers novos e atualizados e mais. Confira os detalhes desse lançamento e veja como instalar.

Linus Torvalds anunciou a disponibilidade geral para teste público do primeiro marco Release Candidate (RC) da próxima série de kernel Linux 5.11.

A janela de mesclagem que se abriu com o lançamento da série do kernel Linux 5.11 há duas semanas agora está fechada e Linus Torvalds publicou o primeiro Release Candindate na próxima série do kernel Linux 5.12, dando-nos uma primeira amostra dos novos recursos e melhorias.

Novidades do Kernel 5.12 rc1

Kernel 5.12 RC1 lançado com mais drivers novos e atualizados
Kernel 5.12 RC1 lançado com mais drivers novos e atualizados

A árvore de origem do kernel Linux após a janela de mesclagem de 5.12 movimentada está em 28,81 milhões de linhas na árvore de origem em mais de sessenta mil arquivos.

O maior driver de kernel na árvore continua a ser o driver de kernel AMDGPU, que no próximo lançamento do kernel ou então deve cruzar três milhões de linhas.

Mas, embora o kernel 5.12 seja embalado com mais drivers novos e atualizados para melhorar o suporte de hardware, parece que será uma versão geral pequena em comparação com os branches anteriores, e isso se deve à limpeza de primavera que os desenvolvedores do kernel fizeram.

Por exemplo, o kernel Linux 5.12 remove o suporte OPROFILE legado, pois as ferramentas do usuário usaram a interface “perf” por muitos anos, várias plataformas SoC legadas, bem como alguns drivers desnecessários.

A janela de mesclagem do Linux 5.12 não foi a maior dos últimos tempos, com cerca de 508 mil linhas de código adicionadas e 312 mil linhas de código removidas, ou um ganho líquido de 196 mil linhas.

Já a janela de mesclagem do Linux 5.11, entretanto, viu algumas 596k linhas adicionadas e até mesmo a janela de mesclagem do Linux 5.10 viu um ganho líquido de cerca de 284k linhas.

Mesmo assim, pouco a pouco, a árvore de origem do kernel do Linux está fechando em 29 milhões de linhas, provavelmente violadas com a janela de mesclagem do Linux 5.13.

Ao falar sobre o tamanho do kernel do Linux, é sempre divertido dar uma olhada no tamanho da área do driver AMDGPU DRM, incluindo seu DC, AMDKFD e bits relacionados que compõem seu driver de kernel DRM pós-Radeon atual.

Naquela frente até ontem havia 2.499.130 linhas de código detectado, 288.441 linhas de comentários e 117.501 linhas em branco em 1.585 arquivos. O código do driver AMDGPU continua sendo o maior driver da árvore com cerca de 2.905.072 linhas no momento.

Embora seja o maior driver na medição do código-fonte em geral, muito do AMDGPU vem de arquivos de cabeçalho (gerados automaticamente) para registros de GPU. Dos 2,49 milhões de linhas de código, 2,108 milhões de linhas são arquivos de cabeçalho.

O driver AMDGPU depende de arquivos de cabeçalho gerados automaticamente para registros de GPU, muitos deles não são usados, embora não afetem os usuários finais com partes não utilizadas sendo desconsideradas pelo compilador.

Atualmente com 2.905 milhões de linhas, para Linux 5.13 deve cruzar três milhões de linhas para AMDGPU enquanto o código-fonte do kernel geral provavelmente ultrapassará 29 milhões.

Na frente da AMDGPU, há pelo menos a nova GPU AMD “Aldebaran” CDNA sendo habilitada e, como observado, a parte da próxima geração GFX9 é de 132k linhas de novo código de kernel – novamente, a maioria sendo arquivos de cabeçalho – assumindo Aldebaran aterrissar para o Linux 5.13 (deveria, dado o tempo suficiente) é o suficiente para bater o driver do kernel AMDGPU na marca de três milhões mais o que quer que seja fabricado nas próximas semanas.

O lançamento final do kernel 5.12 deve chegar às distros Linux em algum momento no final de abril de 2021, seja no dia 18 ou 25, o que depende de quantos marcos Release Candidate serão publicados durante todo o ciclo de desenvolvimento.

Como instalar ou atualizar o kernel

O primeiro Release Candidate já está disponível para os primeiros usuários e entusiastas da tecnologia que desejam usar o Linux 5.12 para um test drive.

Até então, se você quiser fazer o primeiro Release Candidate do kernel Linux 5.12 para um test drive, o que eu não recomendo, a menos que você saiba o que está fazendo, você pode fazer o download do último Release Candidate do Linux kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale em nenhuma máquina de produção.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.