E foi lançado oficialmente o Kernel 5.12 com muitas novidades. Confira quais foram e veja como atualizar seu sistema para essa nova versão.
Linus Torvalds lançou oficialmente o kernel 5.12 como a maior e mais recente série de kernel para sistemas operacionais baseados em Linux, trazendo vários novos recursos e melhorias para melhor suporte de hardware.
Novidade do Kernel 5.12
Mais de dois meses em obras, o kernel Linux 5.12 está aqui com mecanismo de gerenciamento de energia térmica dinâmico, suporte para LTO no Clang, suporte inicial para dispositivos de bloco zoneados para o sistema de arquivos Btrfs, melhorias no netfilter, suporte ao modo LZ4 de alta compressão para o arquivo F2FS sistema e suporte para sistemas de acesso não uniforme à memória (NUMA) para a arquitetura RISC-V de 64 bits.
Kfence, uma nova ferramenta de depuração de memória, também foi adicionada ao Linux 5.12, que agora suporta o hipervisor de referência ACRN de código aberto projetado para desenvolvimento de IoT integrado, controladores de jogos sem fio Playstation 5 DualSense, controladores de jogos Nintendo 64 e o Lenovo ThinkPad X1 Tablet Gen 2.
Entre outros novos recursos interessantes, o Linux 5.12 traz suporte para criptografia em linha eMMC, suporte para partição raiz do Linux para Microsoft Hypervisor, melhor suporte para dispositivos Microsoft Surface e, por último, mas não menos importante, minhas alterações favoritas, suporte para perfil de plataforma Lenovo IdeaPad, junto com teclado suporte de controle de luz de fundo, suporte de controle de carregamento USB sempre ativo e controle de touchpad reativável.
Os usuários da AMD ficarão emocionados ao saber que o driver gráfico de código aberto AMDGPU agora suporta Freesync HDMI e overdrive de GPUs AMD “Sienna Cichlid”.
No lado da Intel, o kernel Linux 5.12 adiciona suporte para o controle de luz de fundo eDP da Intel, Gen12 HDCP 2.2 e HDCP 1.4 no suporte DP MST, bem como suporte ao conversor de protocolo DP-HDMI2.1.
O kernel Linux 5.12 também adiciona melhorias de desempenho para a implementação do cliente NFS, suporte para o módulo de câmera Raspberry Pi, suporte para PowerA Enhanced Wired Controller para Xbox Series X | S, suporte básico para o telefone Samsung I9070 Galaxy S, suporte para PineTab Early Tablet Adopter e suporte para ASUS Zenfone 2 Laser, Alcatel Idol 3, OnePlus 6 e 6T, Purism Librem 5 Evergreen, bem como telefones Sony Xperia Z3+, Z4 e Z5.
Claro, também existem vários outros drivers novos e atualizados para um melhor suporte de hardware (áudio, rede, teclado, mouse, tela sensível ao toque, sintonizador de TV, webcam, gráficos, armazenamento, etc.), junto com correções de bugs e várias outras melhorias essenciais para tornar sua distribuição Linux mais rápida e confiável.
Mais detalhes sobre o kernel Linux 5.12 estão disponíveis no anúncio da lista de discussão de Linus Torvalds.
Como instalar ou atualizar o kernel
Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM
E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança