Kernel 5.10 será a próxima versão LTS do kernel e chegará em 13 de dezembro

Greg Kroah-Hartman confirmou que o Kernel 5.10 será a próxima versão LTS do kernel e que ele chegará em 13 de dezembro.

Alguns sistemas operacionais, como o Ubuntu, oferecem dois tipos de lançamento: normal, com suporte por 9 meses, e LTS, com suporte por 5 anos.

Isso é algo que também podemos ver no núcleo dos sistemas operacionais que motivam este blog, onde, além das versões de desenvolvimento ou RC e as versões rt (tempo real), uma nova versão estável é lançada aproximadamente a cada dois meses e um LTS, com suporte por mais tempo, cerca de uma vez por ano.

E você já sabe qual será o próximo: kernel 5.10.

Linux 5.10 será a próxima versão LTS do kernel e chegará em 13 de dezembro

Kernel 5.10 será a próxima versão LTS do kernel e chegará em 13 de dezembro

A versão mais atualizada do LTS é o kernel 5.4, mas outras como kernel 4.19, kernel 4.14, kernel 4.9 e kernel 4.4 também são suportadas.

A princípio, acreditava-se que a versão LTS seria 5.9, mas Greg Kroah-Hartman, o principal mantenedor do kernel do Linux, confirmou que finalmente será o kernel 5.10, o que pode ser uma boa notícia porque incluirá, além de todas as melhorias e ajustes das duas versões anteriores, suporte para muitos novos hardwares.


Em relação aos prazos, a versão 5.10 está em desenvolvimento, tendo o terceiro RC sido lançado no último domingo, 8 de novembro.

Olhando o calendário e levando em conta que sete candidatos normalmente são lançados antes da versão estável, a próxima versão LTS do kernel Linux deve chegar em 13 de dezembro se tudo correr como esperado, ou no dia 20 do mesmo mês se Linus Torvalds acho que você precisa de mais atenção. O suporte durará até 2026.

Esta é uma ótima notícia para os fornecedores de hardware e mantenedores do sistema operacional Linux, pois eles podem planejar com antecedência para a versão do kernel Linux para usar em seus próximos lançamentos, e um kernel LTS (Long Term Support) é perfeito para aqueles que desejam oferecer uma experiência de usuário muito estável enquanto proporcionando o melhor desempenho.

Quando chegar a hora, serão as distribuições que decidirão se irão incluí-lo em seus sistemas operacionais ou esperar um pouco mais.

O Ubuntu e o Fedora não atualizarão seu kernel até o lançamento do Ubuntu 21.04 Hirsute Hippo e Fedora 34, ou não deveriam, mas as distribuições de lançamento contínuo farão isso após alguns dias ou quando lançarem a primeira atualização pontual.

Claro, quando o kernel 5.10 for oficial, publicaremos um artigo com todas as suas novidades mais importantes.

Sair da versão mobile