Kernel 5.10.20 lançado com correção das frequências de clock AMD

E foi lançado o Kernel 5.10.20 com correção das frequências de clock AMD. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Linus Torvalds anunciou a disponibilidade do kernel 5.10 no dia 13 de dezembro de 2020, uma atualização que trouxe muitas novidades, melhorias, novos drivers e drivers atualizados para melhor suporte de hardware.

O Kernel 5.10 é uma das versões mais recente do kernel para distribuições Linux que desejam suporte de hardware de primeira linha. Além disso, é um ramo com suporte de longo prazo (LTS), o que significa que provavelmente receberá suporte nos próximos 5 anos.

Agora, o kernel 5.10.20 LTS foi lançado e vem com uma correção importante, especialmente para usuários do AMD Zen 2/Zen 3.

Kernel 5.10.1 lançado 24 horas após o lançamento anterior

Kernel 5.10.20 lançado com correção das frequências de clock AMD
Kernel 5.10.20 lançado com correção das frequências de clock AMD

Os point releases do kernel recentes estavam relatando frequências máximas errôneas em CPUs AMD Zen 2/Zen 3 na área de 6 GHz+ e o Kernel 5.10.1 corrige isso.

A correção do Linux 5.11 para a regressão de desempenho da AMD decorrente da introdução da invariância de frequência da CPU acabou introduzindo uma regressão no relatório de frequência da CPU.

Para o kernel 5.11 e depois portado para o Linux 5.10 LTS, o CPUFreq mudou e acabou expondo toda a gama de frequências turbo/boost sendo relatadas via /proc/cpuinfo e sysfs.

Infelizmente, toda essa faixa não é realmente precisa e, portanto, um novo patch foi introduzido para garantir que apenas a frequência máxima real da CPU seja exposta por meio dessas interfaces.

Isso não muda o desempenho do sistema ou qualquer coisa nesse sentido, trata-se simplesmente de relatar a frequência máxima correta da CPU para as ferramentas de espaço do usuário monitorando /proc/cpuinfo ou sysfs.

Em versões recentes do Linux 5.10 e versões do Linux 5.11 até agora, frequentemente para os processadores AMD mais recentes, o kernel relatava uma frequência máxima na faixa de 6,0 ~ 6,5 GHz, o que infelizmente não é viável com os processadores de hoje.

Este patch é aquela correção que já está no Linux 5.12 Git e agora no Linux 5.10.20 e estará no lançamento pontual 5.11.3 iminente também.

Como instalar ou atualizar o kernel 5.10.20

Como de costume, você pode fazer o download do último kernel a partir do kernel.org ou use um desses tutoriais:
Como instalar o Ubuntu Mainline Kernel Installer no Ubuntu e derivados
Usando o Ubuntu Kernel Update Utility para atualizar o kernel do Ubuntu
Como instalar a versão mais recente do Kernel nos sistemas baseados em RPM

E se depois você quiser remover os kernel antigos, use esse tutorial:
Como remover kernels antigos no Ubuntu ou Linux Mint com segurança

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.