O projeto KDE anunciou que foi lançado o KDevelop 5.5 com melhorias no suporte para C++ e PHP, e mais. Confira as novidades e veja como instalr no Linux.
O KDevelop é um ambiente de desenvolvimento integrado livre e multiplataforma (Windows, Linux e Unix) publicado sob a licença GPL e orientado para o uso sob o ambiente gráfico KDE. Aliás, essa IDE faz parte do projeto do projeto KDE.
Na prática, o KDevelop é uma das aplicações mais direcionadas para os programadores do KDE. Não é à toa que é um aplicativo que permite criar aplicativos, de modo que as melhorias que ocorrem nele servirão para melhorar o restante dos aplicativos.
Ele é um ambiente de desenvolvimento integrado para outros sistemas Unix e Linux. Mas, apesar de seu uso ser especifico para o ambiente gráfico KDE, ele também trabalha com outros ambientes, como o Gnome.
Essa IDE suporta C/C++ (suportado pelas bibliotecas Clang e llvm) incluindo alguns recursos adicionais para o framework Qt. Ela também tem suporte para CUDA e OpenCLQt, além de QML, JavaScript, Python e PHP.
Agora, após seis meses de desenvolvimento, foi anunciado o lançamento da nova versão do ambiente de programação integrado KDevelop 5.5.
Novidades do KDevelop 5.5
KDevelop 5.5 traz algumas melhorias e novos recursos estão integrados, entre os quais suporte melhorias para C++, PHP e integração para Python 3.8.
Essa nova versão destaca o trabalho que foi feito para melhorar a estabilidade, além de otimizar o desempenho e simplificar a manutenção da base de código.
É o caso do suporte aprimorado à linguagem C++, com a qual foram adicionados avisos ausentes para incluir os arquivos de cabeçalho disponíveis padrão.
Além disso, os complementos para análise de código baseados em Clang-tidy e Clazy adicionaram a capacidade de selecionar conjuntos de verificações. A lógica de pesquisa de tipo foi estendida com a conclusão proativa de código.
Outra melhoria foi feita no suporte à linguagem PHP, já que foi adicionado suporte às propriedades escritas introduzidas no PHP 7.4, importação de funções e constantes de outros namespaces, matrizes de tipo e constantes de classe visível.
Também foi mencionado no anúncio que uma área separada foi implementada para exibir avisos e mensagens durante o processo de inicialização do aplicativo, sem exibir caixas de diálogo de bloqueio.
Bem como suporte para a transferência de variáveis de ambiente do ambiente de processo e a capacidade de configurar o ambiente baseado em flatpak.
Das outras alterações mencionadas no anúncio, destacam-se:
- Adicionado suporte inicial para Python 3.8;
- Adicionado diálogo para executar a operação de estouro no Git;
- A compilação repetida de arquivos tar é fornecida instalando cabeçalhos Pax;
- Uma opção foi adicionada à configuração para desativar os botões para fechar as guias.
Para saber mais sobre essa versão do Kdevelop, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Kdevelop 5.5
Para instalar a versão mais recente do Kdevelop nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a IDE KDevelop no Linux via arquivo AppImage
- Como instalar a linguagem de programação Scratux no Linux via Snap
- Como instalar a IDE Netbeans no Linux via Snap
- Como instalar a linguagem de programação Julia no Linux via Snap