Categorias
Arch bodhi CentOS Debian Deepin Elementary Fedora Gentoo Kali Kylin LFS Linux Linux Mint Mageia Mandriva Manjaro Notícias Open Source OpenMandriva openSUSE pclinuxos Pop!_OS Red Hat Sabayon Scientific slackware Software livre Solus SUSE Tecnologia Trisquel Ubuntu Zorin

Kdenlive 24.12 lançado com múltiplas faixas de legendas, e mais

E foi lançado o Kdenlive 24.12 com múltiplas faixas de legendas, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Leia o restante do texto “Kdenlive 24.12 lançado com múltiplas faixas de legendas, e mais”

E foi lançado o Kdenlive 24.12 com múltiplas faixas de legendas, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.

Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.

O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.

Kdenlive, talvez o editor de vídeo gratuito mais robusto no Linux, é um programa não linear e de plataforma cruzada que permite criar conteúdo de vídeo atraente sem pagar um centavo.

Não linear significa que a edição pode ser feita em qualquer ordem sem substituir os arquivos de mídia de origem.

A maior parte do processamento de vídeo é feito pelo MLT Framework, que conta com muitos outros projetos de código aberto como FFmpeg, frei0r, movit, ladspa, sox, etc.

Kdenlive é um dos melhores softwares de edição de vídeo multiuso não linear. Ele oferece suporte para monitores de vídeo duplos, uma linha do tempo com várias trilhas, lista de clipes, suporte para layout personalizável, efeitos básicos e transações básicas.

É muito fácil de usar mesmo por usuários que não têm muito conhecimento sobre edição de vídeo.

E agora, o editor de vídeo de código aberto Kdenlive 24.12 foi lançado.

Novidades do Kdenlive 24.12

Kdenlive 24.12 lançado com múltiplas faixas de legendas, e mais

Sim. O Kdenlive lançou a nova versão 24.12 há alguns dias. O novo pacote de lançamento foi disponibilizado em 14 de dezembro. O KDE.org anunciou dentro do KDE Gear 24.12, embora ainda não haja nenhuma nota de lançamento oficial no site do kdenlive no momento da escrita.

Se você não pode esperar pela nota de lançamento oficial (o link é 404 não encontrado no momento), então aqui está uma rápida visão geral sobre o que há de novo neste novo lançamento do editor de vídeo.

O Kdenlive 24.12 introduziu o suporte a múltiplas faixas de legendas. O usuário agora pode arrastar um clipe de legenda para baixo na linha do tempo para criá-lo automaticamente e movê-lo para novas faixas.

E a caixa de diálogo “Gerenciar legendas” foi atualizada com opções para gerenciar faixas de legendas, enquanto cada faixa pode ter seus próprios estilos de fonte.

O lançamento também introduziu a opção Built-in Effects, embora desabilitada por padrão. Com ela habilitada, ela sempre adicionará os efeitos Flip e Transform à parte de vídeo, e o efeito Volume à parte de áudio por padrão, ao arrastar um clipe para a linha do tempo.

O editor de vídeo agora tem a capacidade de redimensionar vários itens da linha do tempo. Basta selecionar vários itens na linha do tempo (shift+clique) e clicar duas vezes em um deles.

Uma caixa de diálogo será exibida, com a opção “Aplicar duração a todos os itens” permitindo redimensioná-los ao mesmo tempo.

Para acelerar seu fluxo de trabalho, agora há uma tecla de atalho Shift+Del para remover o clipe selecionado da Linha do tempo e remover a lacuna. Se a trilha estiver definida como inativa, os clipes à direita do clipe extraído não serão movidos para preencher a lacuna.

Outros destaques importantes no Kdenlive 24.12 incluem:

  • Adicionado novo efeito de correção de cor MLT HSL
  • Adicionado um link direto para a documentação sobre efeitos e composições
  • Removido o suporte ao Qt5.
  • Traga de volta as predefinições para construir efeitos

Há também várias correções de bugs e outras melhorias, incluindo:

  • Corrigida a redefinição dos atalhos de Ajuda em cada inicialização do aplicativo, permitindo que o usuário vincule o atalho F1 para outra ação.
  • Corrigido o provedor de vídeos Pexels
  • Corrigida a alteração do tamanho da fonte no editor de legendas
  • Corrigido o possível travamento de simultaneidade nas configurações causadas pela verificação de dependências de pthon
  • Várias correções para TTS
  • Corrigido o desenho de roda de cores em highdpi
  • Corrigida a pintura de highdpi de rodas de cores
  • Corrigido o travamento/corrupção em qml após fechamento de sequência
  • Limpada a caixa de diálogo de estilo de legendas para seguir melhor o estilo de IU do aplicativo
  • Corrigido o ajuste à largura/altura quando a proporção de aspecto da amostra do clipe != 1
  • Corrigido o travamento do Windows ao abrir um projeto com um arquivo ausente em uma unidade não disponível
  • Corrigido o abortar renderização
  • Corrigido o travamento no effectstack
  • Corrigido o perfil de HW incorreto selecionado ao transcodificar
  • Várias correções de efeito integradas no efeito de cópia
  • Corrigida a bagunça de imagem proxy na exibição
  • Corrigido o perfil ffv1 de renderização transparente
  • Corrigida a exibição delta ao redimensionar clipe, adicionar informações de duração ao redimensionar do início
  • Corrigidos os efeitos de bin que não podem ser removidos da instância da linha do tempo
  • Corrigido o travamento ao tentar mover efeito de bin antes do efeito integrado

Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kdenlive

O editor de vídeo Kdenlive geralmente é distribuído como parte do pacote de software KDE Gear em várias distribuições GNU/Linux, mas você pode baixá-lo e instalá-lo como um aplicativo independente no site oficial, onde encontrará os binários universais AppImage e Flatpak isso deve funcionar em quase qualquer distro por aí.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Sair da versão mobile