E foi lançado o Kdenlive 24.08.3 com melhorias de estabilidade, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.
Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.
O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.
Kdenlive, talvez o editor de vídeo gratuito mais robusto no Linux, é um programa não linear e de plataforma cruzada que permite criar conteúdo de vídeo atraente sem pagar um centavo.
Não linear significa que a edição pode ser feita em qualquer ordem sem substituir os arquivos de mídia de origem.
A maior parte do processamento de vídeo é feito pelo MLT Framework, que conta com muitos outros projetos de código aberto como FFmpeg, frei0r, movit, ladspa, sox, etc.
Kdenlive é um dos melhores softwares de edição de vídeo multiuso não linear. Ele oferece suporte para monitores de vídeo duplos, uma linha do tempo com várias trilhas, lista de clipes, suporte para layout personalizável, efeitos básicos e transações básicas.
É muito fácil de usar mesmo por usuários que não têm muito conhecimento sobre edição de vídeo.
E agora, o editor de vídeo de código aberto Kdenlive 24.08.3 foi lançado.
Novidades do Kdenlive 24.08.3
Apenas duas semanas após o lançamento anterior 24.08.2, o Kdenlive acaba de lançar a versão 24.08.3 (como parte das coleções de aplicativos KDE Gear 24.08.3) como a atualização mais recente da série 24.08.
Esta versão se concentra em melhorias de estabilidade e aborda vários problemas relatados pela comunidade.
Uma das melhorias mais notáveis envolve a resolução de um travamento causado por um codec incorreto ao abrir legendas, garantindo que os usuários agora possam abrir arquivos de legenda sem problemas inesperados.
Além disso, uma variável sombreada que levava a remoções incorretas de clipes ao abrir projetos foi corrigida, corrigindo travamentos associados a clipes de linha do tempo ausentes.
Para aqueles que usam o Qt 6.8, a atualização aborda um travamento do QML garantindo que a propriedade de contexto exista antes de definir a fonte.
Outra correção importante envolve o recurso “gerar proxy”, que agora lida corretamente com tamanhos de quadros que excedem valores específicos, aderindo às configurações atuais do projeto.
O lançamento também inclui uma correção para as funções de busca para o anterior e busca para o próximo quadro-chave do monitor em rotoscopia, que antes não funcionavam como esperado.
Arquivos LUT integrados ausentes também foram restaurados corretamente quando os projetos são abertos. Usuários que dependem de trabalhos de clipe como estabilização apreciarão uma correção que impede a criação de pastas inválidas durante o processo.
Por fim, o Kdenlive 24.08.3 evita travamentos ao carregar projetos com IDs de pasta inválidas e garante que as visualizações da linha do tempo não sejam invalidadas desnecessariamente ao substituir clipes de áudio na lixeira.
O monitor e a régua também serão limpos corretamente quando nenhum clipe ou pasta for selecionado.
Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Kdenlive
O editor de vídeo Kdenlive geralmente é distribuído como parte do pacote de software KDE Gear em várias distribuições GNU/Linux, mas você pode baixá-lo e instalá-lo como um aplicativo independente no site oficial, onde encontrará os binários universais AppImage e Flatpak isso deve funcionar em quase qualquer distro por aí.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux