E foi lançado o Kdenlive 24.08.1 para resolver problemas de reprodução, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.
Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.
O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.
Kdenlive, talvez o editor de vídeo gratuito mais robusto no Linux, é um programa não linear e de plataforma cruzada que permite criar conteúdo de vídeo atraente sem pagar um centavo.
Não linear significa que a edição pode ser feita em qualquer ordem sem substituir os arquivos de mídia de origem.
A maior parte do processamento de vídeo é feito pelo MLT Framework, que conta com muitos outros projetos de código aberto como FFmpeg, frei0r, movit, ladspa, sox, etc.
Kdenlive é um dos melhores softwares de edição de vídeo multiuso não linear. Ele oferece suporte para monitores de vídeo duplos, uma linha do tempo com várias trilhas, lista de clipes, suporte para layout personalizável, efeitos básicos e transações básicas.
É muito fácil de usar mesmo por usuários que não têm muito conhecimento sobre edição de vídeo.
E agora, o editor de vídeo de código aberto Kdenlive 24.08.1 foi lançado.
Novidades do Kdenlive 24.08.1
Exatamente duas semanas após o lançamento anterior 24.08, o Kdenlive acaba de lançar a versão 24.08.1, abordando regressões recentes de reprodução e renderização, juntamente com uma ampla gama de correções de bugs.
Uma das principais correções presentes no Kdenlive 24.08.1 resolve um problema com a reatribuição de código de tempo para projetar clipes.
Os usuários também notarão estabilidade aprimorada ao executar ações de desfazer e refazer em movimentos de seleção única, reduzindo a probabilidade de travamentos inesperados.
Outra melhoria notável no Kdenlive 24.08.1 é o tratamento de transições. Arrastar transições para um corte de clipe agora cria corretamente uma mistura, agilizando o processo de edição.
O recurso de seleção múltipla, que estava quebrado anteriormente, também foi corrigido, permitindo que os usuários selecionem vários itens sem problemas.
Além disso, as outras correções de bugs mais perceptíveis do Kdenlive 24.08.1 incluem:
- Visibilidade do deslocamento do clipe : os deslocamentos do clipe agora aparecem corretamente ao serem selecionados na linha do tempo, facilitando o ajuste e a sincronização dos clipes.
- Efeitos em sequências : clipes de bin com efeitos desabilitados manterão essas configurações quando adicionados a novas sequências, garantindo consistência em todos os seus projetos.
- Redimensionamento com zoom alto : foi corrigido um problema em que um quadro-chave no último quadro impedia o redimensionamento do clipe quando o zoom era muito alto.
- Lista de efeitos e composições : ajustamos o tamanho da lista para corrigir problemas de layout.
- Seleção de composição : melhorou a capacidade de selecionar composições dentro da linha do tempo, aumentando a eficiência do fluxo de trabalho.
- Nomes de guias de renderização : Caracteres problemáticos como “:” e “?” foram substituídos em nomes de guias para evitar problemas de renderização.
Os desenvolvedores também corrigiram um problema em que rolar a linha do tempo com o elástico ou arrastar do gerenciador de arquivos poderia mover inadvertidamente o último clipe selecionado.
Além disso, adicionar marcadores de notas de projeto agora os coloca no carimbo de data/hora correto em vez de sempre assumir o padrão 00:00.
Usuários de telas de DPI alto notarão que widgets desfocados agora são coisa do passado, graças a correções que garantem uma interface mais nítida e clara.
A ativação do parâmetro de quadro-chave também foi corrigida, habilitando-a no primeiro clique e agilizando o processo de animação.
Por fim, no Kdenlive 24.08.1, melhorias de estabilidade foram feitas no editor de curvas, evitando travamentos ao lidar com trilhas vazias.
Além disso, a renderização com arquivos separados para cada trilha de áudio agora mantém as tags de áudio corretas nos nomes dos arquivos, preservando metadados importantes.
Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Kdenlive
O editor de vídeo Kdenlive geralmente é distribuído como parte do pacote de software KDE Gear em várias distribuições GNU/Linux, mas você pode baixá-lo e instalá-lo como um aplicativo independente no site oficial, onde encontrará os binários universais AppImage e Flatpak isso deve funcionar em quase qualquer distro por aí.
Ou
Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux