Kdenlive 23.08.3 lançado com novos recursos e correções

E foi lançado o Kdenlive 23.08.3 lançado com novos recursos e correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.

Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.

O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.

Kdenlive, talvez o editor de vídeo gratuito mais robusto no Linux, é um programa não linear e de plataforma cruzada que permite criar conteúdo de vídeo atraente sem pagar um centavo.

Não linear significa que a edição pode ser feita em qualquer ordem sem substituir os arquivos de mídia de origem.

A maior parte do processamento de vídeo é feito pelo MLT Framework, que conta com muitos outros projetos de código aberto como FFmpeg, frei0r, movit, ladspa, sox, etc.

Kdenlive é um dos melhores softwares de edição de vídeo multiuso não linear. Ele oferece suporte para monitores de vídeo duplos, uma linha do tempo com várias trilhas, lista de clipes, suporte para layout personalizável, efeitos básicos e transações básicas.

É muito fácil de usar mesmo por usuários que não têm muito conhecimento sobre edição de vídeo.

O editor de vídeo de código aberto Kdenlive 23.04 foi lançado na semana passada como parte do principal pacote de software KDE Gear 22.12, e agora um anúncio oficial foi publicado para revelar mais detalhes sobre os novos recursos e melhorias.

Novidades do Kdenlive 23.08.3

Kdenlive 23.08.3 lançado com novos recursos e correções

De acordo com o anúncio oficial de lançamento em seu próprio site oficial, datado de 13 de novembro de 2023, esta versão “Kdenlive 23.08.3” oferece, entre muitas novidades, as seguintes:

  1. Corrigida substituição de clipe mantendo o índice de áudio do clipe anterior, o que às vezes quebrava o áudio.; e também duração incorreta da linha do tempo após a criação da sequência a partir da seleção da linha do tempo.
  2. Corrigida a sombra do título sendo colada incorretamente na seleção, os efeitos colados não se ajustando ao comprimento da trilha e a visualização da linha do tempo sendo ignorada na caixa de diálogo de dados temporais.
  3. Corrigida a não atualização da duração do projeto ao mover o último clipe de uma trilha para uma posição diferente da última; e o erro ao colocar o URL na biblioteca.
  4. Maior velocidade de importação colocando vários arquivos na bandeja do projeto, evitando verificar se cada arquivo está em uma unidade remota.
  5. Quanto à funcionalidade de fala para texto, corrigimos o cancelamento do recurso de sussurro após 30 segundos.
  6. Corrigido o mapa de tempo e o estilo da legenda não sendo perdido ao mudar para outra sequência.
  7. Adicionadas várias correções para perda de quadros-chave no remapeamento de tempo.
  8. Corrigido o mix que não era removido corretamente ao mover a faixa do grupo.
  9. Um novo formato PNG com perfil de renderização alfa foi adicionado.
  10. Corrigida a criação de vídeos com perfis de renderização alfa.

Em resumo, esta versão do Kdenlive 28.03.3, sendo uma nova (terceira) versão de manutenção da versão 28.03, inclui um pequeno mas substancial conjunto de novos recursos esperados e necessários.

Certamente, tudo isso irá facilitar e melhorar o fluxo de trabalho dos usuários regulares.

Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kdenlive

O editor de vídeo Kdenlive geralmente é distribuído como parte do pacote de software KDE Gear 23.08.3 em várias distribuições GNU/Linux, mas você pode baixá-lo e instalá-lo como um aplicativo independente no site oficial, onde encontrará os binários universais AppImage e Flatpak isso deve funcionar em quase qualquer distro por aí.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile