Kdenlive 22.12 lançado com sistema de guias revisado, e mais

E foi lançado o Kdenlive 22.12 lançado com sistema de guias revisado, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.

Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.

O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.

Kdenlive, talvez o editor de vídeo gratuito mais robusto no Linux, é um programa não linear e de plataforma cruzada que permite criar conteúdo de vídeo atraente sem pagar um centavo.

Não linear significa que a edição pode ser feita em qualquer ordem sem substituir os arquivos de mídia de origem.

A maior parte do processamento de vídeo é feito pelo MLT Framework, que conta com muitos outros projetos de código aberto como FFmpeg, frei0r, movit, ladspa, sox, etc.

Kdenlive é um dos melhores softwares de edição de vídeo multiuso não linear. Ele oferece suporte para monitores de vídeo duplos, uma linha do tempo com várias trilhas, lista de clipes, suporte para layout personalizável, efeitos básicos e transações básicas.

É muito fácil de usar mesmo por usuários que não têm muito conhecimento sobre edição de vídeo.

O editor de vídeo de código aberto Kdenlive 22.12 foi lançado na semana passada como parte do principal pacote de software KDE Gear 22.12, e agora um anúncio oficial foi publicado para revelar mais detalhes sobre os novos recursos e melhorias.

Novidades do Kdenlive 22.12

Kdenlive 22.12 lançado com sistema de guias revisado, e mais

Nesta atualização, o sistema de guia/marcador do Kdenlive recebeu uma grande reformulação para ajudá-lo a organizar melhor seus projetos.

O software agora organiza todos os recursos de marcadores (clipes) e guias (linha do tempo) em um novo encaixe “Guias”, onde o conteúdo exibido depende da seleção. Devido a essa alteração, a guia “Marcadores” foi removida das propriedades do clipe.

Além disso, o novo dock “Guias” facilita a busca, pesquisa, classificação e filtragem por categoria ou texto e se integra melhor à navegação pelo teclado para ajudá-lo a procurar e encontrar mais rapidamente um guia de linha do tempo.

Além disso, a funcionalidade de importação e exportação de marcadores foi aprimorada.

O sistema de guia/marcador revisado também permite gerenciar categorias usando cores e nomes personalizados, bem como adicionar, editar ou remover vários marcadores simultaneamente.

A versão Kdenlive 22.12 também torna a visualização de nível de áudio, espectro de áudio e filtros de forma de onda de áudio ajustáveis e implementa um comportamento comum de copiar/passar de quadros-chave por meio dos atalhos de teclado CTRL+C e CTRL+V, bem como novos copiar/colar botões na barra de quadro-chave do efeito.

Entre outras mudanças dignas de nota, a nova versão do Kdenlive melhora a integração do Glaxnimate com a capacidade de enviar o conteúdo da linha do tempo para o Glaxnimate, que o mostra como plano de fundo, adiciona uma nova opção para definir o tamanho máximo dos dados armazenados em cache e torna ainda mais rápido para remover espaço ou clipes na linha do tempo.

Mas espere, isso não é tudo, pois o Kdenlive 22.12 também permite ocultar a barra de menus e economizar espaço por meio de um novo menu de hambúrguer na barra de ferramentas, aprimorando o “O que é isso?” dicas de ferramentas em vários locais da interface com mais detalhes sobre os respectivos recursos e limpa as páginas de configurações para ajudá-lo a encontrar mais facilmente várias opções.

“Além dos recursos visíveis já mencionados, a equipe trabalhou muito na limpeza da base de código para melhorar a capacidade de manutenção, bem como prepará-la para as mudanças que esperamos no futuro próximo, como cronogramas aninhados”, diz o anúncio de lançamento.

Também incluído nesta versão está a capacidade de usar PipeWire como saída SDL, um seletor de cores aprimorado nas sessões Wayland, melhor importação de legendas, capacidade de desativar a contagem regressiva para captura de áudio, funcionalidade de pesquisa aprimorada, um novo provedor de vídeo Pixabay em recursos online e lógica aprimorada para encontrar arquivos realocados.

Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Kdenlive

O editor de vídeo Kdenlive geralmente é distribuído como parte do pacote de software KDE Gear 22.12 em várias distribuições GNU/Linux, mas você pode baixá-lo e instalá-lo como um aplicativo independente no site oficial, onde encontrará os binários universais AppImage e Flatpak isso deve funcionar em quase qualquer distro por aí.

Ou

Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux

Deixe um comentário

Sair da versão mobile