E foi lançado o Kdenlive 21.08 com um motor atualizado e melhorias de interface. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.
Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.
Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.
O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.
Kdenlive, talvez o editor de vídeo gratuito mais robusto no Linux, é um programa não linear e de plataforma cruzada que permite criar conteúdo de vídeo atraente sem pagar um centavo. Ele processa todas as operações de vídeo usando a estrutura MLT.
Kdenlive é um dos melhores softwares de edição de vídeo multiuso não linear. Ele oferece suporte para monitores de vídeo duplos, uma linha do tempo com várias trilhas, lista de clipes, suporte para layout personalizável, efeitos básicos e transações básicas.
É muito fácil de usar mesmo por usuários que não têm muito conhecimento sobre edição de vídeo.
Agora, o editor de vídeo Kdenlive 21.08 do KDE foi lançado.
Novidades do Kdenlive 21.08
Acima de tudo, o Kdenlive 21.08 agora requer MLT7. E para quem não conhece, MLT (Media Lovin ’Toolkit) é uma estrutura de multimídia de código aberto, projetada e desenvolvida para transmissão de televisão.
Ele fornece um kit de ferramentas para emissoras, editores de vídeo, reprodutores de mídia, transcodificadores, streamers da web e muitos outros tipos de aplicativos. MLT é o mecanismo de mídia em que o Kdenlive se baseia para compor e renderizar áudio e vídeo.
Lembre-se de que o efeito “Automask” foi removido do MLT7 (junto com muitos outros módulos legados e com bugs), mas será eventualmente substituído por ferramentas OpenCV mais poderosas.
O módulo “Region” também foi removido e foi substituído por um novo recurso “Effect Masking”.
No Kdenlive 21.08, o código de Processamento de Trabalhos foi completamente refatorado, corrigindo um atraso/congelamento da interface ao importar centenas de arquivos e centenas de gigabytes de uma vez.
Além disso, a panorâmica da linha do tempo proporciona uma experiência mais fluida e suave devido às mudanças recentes.
Agora você pode aplicar efeitos para afetar apenas regiões específicas de um clipe usando máscaras. Observe que esta é apenas a implementação inicial, portanto, espere um fluxo de trabalho aprimorado nas próximas versões.
Em relação à interface, também há uma série de melhorias a serem observadas. Agora é possível mover facilmente as guias junto com os clipes usando a ferramenta Espaçador usando a nova opção Guias bloqueadas.
O Kdenlive 21.08 adicionou a capacidade de atribuir atalhos para aumentar os widgets do dock. Além disso, a barra de comandos agora permite pesquisar facilmente qualquer ação no Kdenlive, como alterar temas, adicionar efeitos, abrir arquivos e muito mais.
Confira abaixo as outras melhorias do Kdenlive 21.08:
- O novo recurso Time Remap permite enquadrar a velocidade de um clipe.
- Adicionada capacidade de atribuir atalhos para aumentar os widgets do dock.
- Adicionada capacidade de atribuir atalhos a 3 funções de quadro-chave: “Adicionar/Remover quadro-chave”, “Ir para o próximo quadro-chave” e “Ir para o quadro-chave anterior”.
- Novos modos e opções de mapeamento ao importar dados rastreados.
- Adicione a opção de ir para o início se a reprodução começou no final da linha do tempo.
- Corrigir miniaturas de áudio para clipes multistream.
- Mostrar miniaturas de marcadores em foco no monitor de clipe.
Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Kdenlive
Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux