Foi lançado o editor de vídeos Kdenlive 20.12 com várias correções e algumas melhorias. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.
Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.
Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.
O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.
Agora, a comunidade KDE oficializou o lançamento do Kdenlive 20.12. O KDE applications de dezembro de 2020 estão disponíveis há algumas semanas, mas foi só ontem que o projeto oficializou o lançamento do Kdenlive 20.12, e ele vem com notícias muito interessantes.
Novidades do Kdenlive 20.12
Já ao lado da nota de novidades do KDE Applications 20.12, pudemos ver que o Kdenlive 20.12 introduziu 370 mudanças, mas em uma lista tão extensa e com uma linguagem não muito agradável que é difícil encontrar os destaques.
É mais fácil em uma nota oficial, como a publicada ontem, 21 de dezembro, e onde até adicionam imagens em movimento.
Pessoalmente, acho que o mais interessante é o efeito Eco Pilar, que adiciona um fundo desfocado com base no clipe de origem para fazer um vídeo vertical ficar bem em paisagem, como você pode ver na captura do cabeçalho (à direita )
E os destaques do Kdenlive 20.12 são:
- Mesmas transições para faixas diferentes. Com este efeito, podemos economizar tempo adicionando a mesma transição a duas ou mais trilhas.
- Ferramenta de legenda.
- Os efeitos foram organizados em uma categoria com uma estrutura clara e mais fácil de entender, o que melhora a experiência.
- Em relação aos efeitos, sua confiabilidade e estabilidade foram aprimoradas.
- Efeito Pillar Eco (Pillar Echo), que é o que você vê na captura do cabeçalho e, como explicamos, serve para preencher em um vídeo horizontal o fundo preto que permanece quando adicionamos um vídeo vertical. O preenchimento é parte do vídeo que é ampliado e desfocado.
- O efeito de corte de preenchimento agora pode ser criado em quadros-chave.
- Novos efeitos VR 360 e 3D para imagens estereoscópicas 360º ou 3D.
- Novo equalizador de vídeo para ajustar o brilho, contraste e saturação da imagem.
- A linha do tempo recebeu uma melhoria de usabilidade.
- O desempenho foi aprimorado.
- Capacidade de ativar / desativar a normalização de miniaturas de áudio do cabeçalho da trilha.
- Agora, várias faixas podem ser excluídas de uma vez.
O Kdenlive 20.12 está disponível no Flathub no mesmo dia em que o KDE Applications 20.12 foi lançado, mas não podemos dizer o mesmo para a versão Snap que ainda está presa na versão de abril de 2020.
Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Kdenlive
Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux