Foi lançado o editor de vídeos Kdenlive 20.04 com melhor rastreamento de movimento e mais. Confira as novidades e veja como instalar ou atualizar no Linux.
Kdenlive é um incrível editor de vídeo gratuito aberto para GNU/Linux e FreeBSD, e que suporta AVCHD, DV e HDV, e depende de vários outros projetos open source, como o FFmpeg, o MLT video framework e Frei0r effects.
Esse editor é construído em cima do MLT video framework e ffmpeg, que proporcionam recursos exclusivos para misturar praticamente qualquer tipo de mídia.
O projeto foi iniciado por Jason Wood em 2002, e hoje é mantido por um pequeno time de desenvolvedores, e com o lançamento do Kdenlive 15.04.0, passou a ser oficialmente parte do projeto oficial do KDE.
Agora, uma nova atualização para o editor de vídeo Kdenlive está disponível para download.
Novidades do Kdenlive Video Editor 20.04
O Kdenlive 20.04 chega com um conjunto insano de melhorias e novos recursos.
A atualização traz grandes melhorias de desempenho para a ferramenta “Escala de visualização” (ou seja, redução da resolução); apresenta uma série de novos recursos de gerenciamento de clipes (ótimo se você filmar muitos b-roll, como eu); e adiciona uma poderosa experiência de edição com várias câmeras (como demonstrado no seguinte gif):
O rastreamento de movimento (um recurso de edição com o qual estou ansioso para brincar) também recebe alguma atenção nesta atualização, com o editor mais apto a detectar e rastrear automaticamente o movimento nos clipes selecionados.
A rotoscopia também é muito aprimorada, e o editor disponibiliza a compensação da mudança de pitch ao usar o efeito de acelerar/diminuir os clipes.
Vale a pena conhecer outras mudanças:
- Nova tela inicial;
- Perfis de renderização aprimorados, incluindo exportação de gif;
- Melhorias da interface do usuário na linha do tempo, mixer de áudio e compartimento de clipes;
- Clipes coloridos de acordo com o tipo na linha do tempo;
- O filtro de forma de onda de áudio retorna;
- Grupos de efeitos estão de volta;
- Zoom do quadro-chave;
- Agora, eu não sou um especialista em edição de vídeo, então minha opinião sobre o assunto não vale muito, mas, vou dizer, acho que os recursos presentes no Kdenlive são muito bem-fundamentados: o aplicativo não é “muito básico “, Mas também não é” muito avançado “.
De certa forma, o Kdenlive é um equivalente Linux do iMovie da Apple: um ponto intermediário entre iniciantes e gurus; um aplicativo “prosumer”; um editor de vídeo que torna relativamente fácil obter resultados impressionantes, mas com espaço suficiente para contornar ambos os lados para atender às necessidades de acordo.
E no Kdenlive 20.04, a equipe parece dobrar ao fornecer um conjunto de alterações direcionadas à balança.
Por exemplo, embora a introdução de novos filtros na bandeja de clipes (incluindo classificações de estrelas e tag de cores) não pareça tão fria quanto, digamos, os novos algoritmos de rastreamento de movimento, é tão importante quanto, se não mais, toda edição, básica ou profissional, envolve clipes.
Para saber mais sobre essa versão do Kdenlive Video Editor, acesse a nota de lançamento.
ou Assista esse vídeo:
Como instalar ou atualizar o Kdenlive Video Editor 20.04
Para instalar a versão mais recente do Kdenlive nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via appimage
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive no Linux via Flatpak
Instalando a versão mais recente do editor de vídeos Kdenlive no Ubuntu
Como instalar o editor de vídeos Kdenlive Beta no linux
- Como gravar vídeos com uma antiga DSLR Canon no Ubuntu
- Como instalar o cortador de vídeos Video Trimmer no Linux via Flatpak
- Como reproduzir vídeos do YouTube em segundo plano no Android