KDE quer levar a área de trabalho do plasma à sua TV com o Plasma Bigscreen

E o KDE quer levar a área de trabalho do plasma à sua TV com o Plasma Bigscreen. Conheça essa nova empreitada do projeto KDE.

O projeto KDE é responsável pelo ambiente KDE Plasma e outros softwares relacionados, e algo novo está surgindo no meio dele.

KDE quer levar a área de trabalho do plasma à sua TV com o Plasma Bigscreen
KDE quer levar a área de trabalho do plasma à sua TV com o Plasma Bigscreen

Recentemente, o Projeto KDE anunciou um novo projeto chamado Plasma Bigscreen, que promete entregar o poderoso ambiente de desktop Plasma a grandes telas de TV.

KDE quer levar a área de trabalho do plasma à sua TV com o Plasma Bigscreen

Como o próprio nome sugere, o Plasma Bigscreen será uma variante do ambiente de desktop Plasma do KDE para TVs que podem ser controladas com o controle remoto da sua TV inteligente.

O projeto foi desenvolvido para suportar computadores de placa única como o Raspberry Pi e aproveita o projeto de assistente de voz Mycroft AI de código aberto para fornecer recursos de controle de voz em grandes telas de TV.

Por padrão, o Mycroft AI usa o sistema de fala para texto (STT) do Google para enviar declarações anônimas ao Google.

No entanto, os usuários podem desativar o reconhecimento de voz ou mudar para um back-end diferente, incluindo um sistema STT auto-hospedado, como o Mozilla Deepspeech.

Além disso, o Mycroft AI possui habilidades para permitir que os usuários expandam os recursos do assistente de voz inteligente para executar mais tarefas, como recuperar informações meteorológicas ou receitas de culinária. Os desenvolvedores podem até criar suas próprias habilidades de voz em Python e QML.

Além de ter como objetivo fornecer aplicativos ricos em mídia, o projeto Plasma Bigscreen também fornecerá aos usuários suporte para os aplicativos de desktop tradicionais que eles estão usando em seus computadores, mas foram redesenhados para se ajustarem à grande experiência de tela de TV.

“Este é um novo território para os designers de interface do KDE e requer uma nova visão de como fazer o layout dos aplicativos e como facilitar a interação das pessoas com o Plasma a partir de seus sofás.”

Se você quiser experimentar o Plasma Bigscreen agora, o Projeto KDE forneceu uma imagem beta que você pode baixar do site dedicado para executar no seu computador Raspberry Pi 4 conectado a uma TV inteligente ou a um monitor comum.

Se a sua TV suportar HDMI-CEC, você poderá controlar o Plasma Bigscreen com o controle remoto da sua TV.

O Projeto KDE não revelou quando a versão final do Plasma Bigscreen estará disponível, mas eles prometem que em breve estará disponível em uma TV inteligente perto de você.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 346

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.