Em seu artigo semanal, Nate Graham informou que o projeto KDE prepara melhorias no Dolphin e muitas outras correções. Confira o que vem por aí nesse importante ambiente.
KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna. E esse ambiente está em constante melhoramento.
Demorou um pouco mais do que em outras ocasiões, mas Nate Graham já publicou seu artigo semanal sobre as novidades da equipe do KDE.
Esta semana, ele não mencionou grandes mudanças, mas fez melhorias na forma de correções que a comunidade de usuários do KDE aparentemente estava esperando.
KDE prepara melhorias no Dolphin e muitas outras correções
Algumas são mudanças no Dolphin, além de melhorias no Elisa, o novo player de música padrão para o Kubuntu … um pouco de tudo. Além disso, e como sempre, ele também nos falou sobre novas funções, duas desta vez.
Um deles chegará ao gerenciador de arquivos em agosto próximo e permitirá que o Dolphin se lembre e restaure o local que estávamos vendo, abas e abas separadas quando fecharmos e abrirmos novamente.
Abaixo você tem a lista completa de melhorias que foram avançadas há algumas horas.
- O Dolphin agora se lembra e restaura o local que estávamos vendo, abre abas e divide as vistas quando fecha e inicia novamente. Esse recurso está ativado por padrão, mas pode ser desativado na página inicial da janela de configuração do Dolphin (Dolphin 20.08.0).
- A página Atalhos Globais nas Preferências do Sistema foi reescrita do zero, proporcionando uma usabilidade significativamente melhor, recursos solicitados há muito tempo, como uma pesquisa global, e a capacidade de exibir e configurar mais de dois atalhos. Quase todos os relatórios de erros abertos foram corrigidos (Plasma 5.19.0).
- Correções de erros e melhorias de desempenho e interface
- O texto focado no software KDE baseado em QML às vezes não mostra mais um kerning terrível (Qt 5.15.1).
- Mover ou copiar arquivos para um local remoto do SFTP não adiciona mais “.part” ao final do arquivo (Dolphin 20.04.1).
- Os atalhos de teclado ausentes do Okular para os modos de exibição de página foram restaurados (Okular 1.10.1).
- Rolagem fixa com rodas de mouse livremente rotativas (Okular 1.10.1).
- No Elisa, clicar no botão “Mostrar detalhes” de uma música agora funciona na segunda vez em que você a executa (Elisa 20.04.1).
- O Dolphin Dashboard não exibe mais informações vazias em vários locais; em vez disso, oculta apenas os campos sem as informações aplicáveis (Dolphin 20/08/08).
- A substituição de um arquivo existente durante a digitalização no Skanlite não exibe mais um segundo aviso desnecessário de “confirmação de substituição” (Skanlite 2.0.2).
- Alterar o tamanho dos ícones na página de ícone Preferências do Sistema agora faz com que os tamanhos dos ícones sejam alterados imediatamente em todos os softwares do KDE, em vez de serem reiniciados (Plasma 5.18.5).
- Os aplicativos baseados em GTK instalados no Flatpak agora podem exibir caixas de diálogo de seleção de pasta (Plasma 5.19.0).
- Os scripts de usuário definidos em ~ / .config / plasma-workspace / env / agora sempre têm precedência sobre a configuração no nível do sistema em / etc / xdg / plasma-workspace / env / quando houver um conflito (Plasma 5.19.0) .
- Arrastar o texto no Kate para a calha do número da linha não cria mais inesperadamente um novo documento (Frameworks 5.70)
- O cursor de feixe I do Konsole agora segue o tamanho da fonte, em vez de sempre ter o mesmo tamanho (Konsole 20.08.0).
- As notificações de bateria fraca agora estão marcadas como críticas para garantir que recebamos um aviso avançado antes que a bateria esteja muito baixa. A notificação aparece em um aplicativo de tela cheia (Plasma 5.19.0).
- Ajustando todos os tamanhos de fonte usando a página Fontes de Preferências do Sistema, a fonte Pequena agora é alterada para um tamanho menor que o geral, preservando a relação de tamanho preexistente entre eles (Plasma 5.19.0).
- A página Fontes das Preferências do Sistema agora orienta suavemente os usuários para a função de escala global se detectar uma tentativa de usar métodos ad-hoc para dimensionar tudo usando fontes (Plasma 5.19.0).
- Ao criar um novo arquivo HTML usando “Criar novo …”, o arquivo HTML criado agora é mais útil e compatível com os padrões (Frameworks 5.70).
Quando tudo isso virá?
De tudo o que foi explicado neste artigo, o primeiro a chegar será o Plasma 5.18.5, a versão de manutenção mais recente desta série, que será lançada em 5 de maio. O próximo grande lançamento será o Plasma 5.19.0 e chegará em 9 de junho.
Por outro lado, o KDE Applications 20.04.1 chegará em 14 de maio, mas a data de lançamento do 20.08.0 ainda não está confirmada. O KDE Frameworks 5.70 será lançado em 9 de maio e o Qt 5.15.1 deverá ser lançado em 19 de maio.
Lembramos que, para aproveitar tudo o que é mencionado aqui assim que disponível, precisamos adicionar o repositório do KDE Backports ou usar um sistema operacional com repositórios especiais como o KDE neon.
Instalar a versão mais recente do KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
- Como instalar o NeoGeo Pocket Emulator no Linux via Snap
- Como instalar o jogo Space Station 14 no Linux via Flatpak