KDE Plasma Mobile rodando no PinePhone? Sim. Já é possível!

Bhushan Shah postou no Twitter uma imagem mostrando o KDE Plasma Mobile rodando no PinePhone, mostrando que esse aparelho já suporta esse sistema mobile.

Atualmente, o KDE Plasma Mobile está disponível em vários fabricantes de sistemas operacionais Linux, incluindo KDE neon, Debian e postmarketOS.

KDE Plasma Mobile rodando no PinePhone? Sim. Já é possível!
KDE Plasma Mobile rodando no PinePhone? Sim. Já é possível!

Desses três sistemas, o KDE neon é a opção recomendada para instalar um sistema operacional baseado em Linux em dispositivos suportados para executar a mais recente interface de usuário do KDE Plasma Mobile.

Agora, o PinePhone está quase chegando e parece que ele já suporta o sistema operacional Plasma Mobile do KDE para telefones.

KDE Plasma Mobile rodando no PinePhone? Sim. Já é possível!

Sim. Parece que o próximo smartphone Linux de código aberto PinePhone é capaz de fazer exatamente isso, executando o KDE neon com o KDE Plasma Mobile.

Ainda não há um vídeo para assistir em ação e ver como a interface do KDE Plasma Mobile é utilizável, mas a boa notícia é que o PinePhone já o suporta.

No mês passado, o PinePhone do PINE64 foi “invadido” pela comunidade UBports para executar seu incrível sistema operacional móvel Ubuntu Touch, o que é realmente uma ótima notícia para a comunidade Linux, pois o dispositivo custa apenas U$$ 149 e estará disponível para pré-venda a partir de 15 de novembro.

Parece que o PinePhone é uma ótima alternativa para o smartphone Linux voltado para a privacidade e a segurança do Purism Librem 5, que é mais caro, embora contenha componentes mais poderosos e recursos interessantes do que o PinePhone.

Mas se você quer apenas um telefone Linux simples executando o KDE Plasma Mobile ou o Ubuntu Touch, o PinePhone parece uma boa escolha.

Teremos mais detalhes sobre o PinePhone assim que as encomendas começarem a serem entregues.

No entanto, lembre-se de que o dispositivo começará a ser enviado aos clientes entre dezembro de 2019 e janeiro de 2020.

A produção em massa do PinePhone começará após o Novo Chinês Ano, provavelmente no início de março de 2020, os desenvolvedores terão tempo para suavizar as arestas.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

Post Views: 382
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.