Confira os detalhes do anúncio de que o KDE Plasma Mobile recebeu uma tela inicial melhorada e atualizações em fevereiro, além de outras melhorias.
O Plasma Mobile é uma interface de usuário de código aberto para telefones. Rodando em cima de uma distribuição Linux, o Plasma Mobile transforma seu telefone em um dispositivo totalmente hacker.
Agora, a interface Plasma Mobile do KDE para dispositivos móveis teve muitas melhorias e muitas atualizações de aplicativos em fevereiro de 2021, quando a equipe do Plasma Mobile compartilhou seu trabalho durante o mês passado.
KDE Plasma Mobile recebeu uma tela inicial e atualizações em fevereiro
Em fevereiro de 2021, o Plasma Mobile recebeu uma tela inicial aprimorada para fazer com que a gaveta se comportasse como uma lista de aplicativos, uma implementação inicial de páginas horizontais para widgets e aplicativos, além de suporte para quem deseja criar novos launchers personalizados.
A tela inicial renovada é bem legal e você pode conferi-la em ação no telefone PinePhone Linux da PINE64 no vídeo abaixo, cortesia do desenvolvedor do Plasma Mobile Marco Martin que fez todo o trabalho incrível.
As configurações do Plasma Mobile para alterar a aparência da IU também foram aprimoradas no mês passado, pois os desenvolvedores Marco Martin e Bhushan Shah removeram a aparência KCM em favor dos KCMs de desktop.
Além disso, Devin Lin adicionou um seletor de tema às configurações do teclado virtual.
Inúmeras atualizações do aplicativo Plasma Mobile estão aqui também para fornecer a você uma experiência móvel Linux muito melhor.
Por exemplo, o aplicativo Plasma Dialer agora pode enviar tons DTMF durante uma chamada ou para navegar nos menus de determinados sistemas de chamadas automatizadas, bem como solicitações USSD, que é usado para solicitar o saldo pré-pago atual da operadora de telefonia móvel.
“Os novos recursos necessários não funcionam apenas no discador de plasma, mas também na pilha de software subjacente”, explicaram os desenvolvedores.
“Foram produzidos vários patches que foram compartilhados entre várias distribuições Linux móveis ou, se possível, diretamente no software upstream.”
Outros aplicativos atualizados no Plasma Mobile incluem KWeather, que agora exibe a hora local na página de previsão e apresenta uma animação de arrastar de localização muito mais suave, Kalk, que agora oferece regras de sintaxe aprimoradas para expressões matemáticas e uma interface redesenhada, e KClock, que recebeu melhorias para a página do cronômetro para permitir que você veja o progresso da volta atual e suporte para alarmes persistentes durante a reinicialização.
Além disso, o navegador Angelfish agora permite que você abra arquivos baixados em aplicativos externos e pode abrir todos os URLs HTTPS e HTTP, não apenas páginas HTML, o leitor RSS Alligator agora permite ajustar o tamanho da fonte e o gerenciador de fotos Koko agora possui um recurso integrado editor de imagens e uma barra lateral mais bonita.
O aplicativo de calendário Calindori agora oferece suporte ao gerenciamento de participantes, permite abrir diretamente arquivos e links de calendário, importar tarefas e eventos de arquivos para qualquer calendário existente e exportar dados de calendário.
O aplicativo também apresenta um novo design baseado em guias para as páginas do editor de eventos e tarefas, bem como visualizações da semana e do dia muito aprimoradas.
Por último, mas não menos importante, o Plasma Mobile agora vem com o mais recente cliente NeoChat Matrix, uma barra de espaço aprimorada que agora exibe corretamente as mensagens com um endereço de remetente em ordem alfabética, um gerenciador de pacotes Plasma Discover muito aprimorado e páginas de login e criação de conta aprimoradas para a época da Keysmith e gerador de OTP baseado em hash.
Para mais detalhes sobre as atualizações do Plasma Mobile em fevereiro de 2021, confira este anúncio com capturas de tela.