KDE Plasma Mobile está se desenvolvendo muito bem no PinePhone

O desenvolvedor Marco Martin mostrou no FOSDEM 2020 que o Plasma Mobile está se desenvolvendo muito bem no PinePhone. Veja os detalhes do relato e assista o vídeo.

No mês passado, vimos mais de perto como o sistema operacional Ubuntu Touch da UBports avançou no PinePhone, graças a um vídeo compartilhado pelo desenvolvedor Marius Gripsgård. Agora, temos uma prévia de outro ótimo sistema para o PinePhone, o KDE Plasma Mobile.

KDE Plasma Mobile está se desenvolvendo muito bem no PinePhone

Ao contrário do Ubuntu Touch, que é um sistema operacional móvel completo, o Plasma Mobile é na verdade uma interface de usuário (UI) para dispositivos móveis executando sobre uma distribuição Linux, como o KDE neon ou o postmarketOS.

KDE Plasma Mobile está se desenvolvendo muito bem no PinePhone

Agora que o PinePhone está chegando nas mãos dos usuários, é hora de dar uma olhada rápida no Plasma Mobile do KDE no telefone Linux.

O desenvolvedor do Plasma Mobile Marco Martin participou do FOSDEM 2020 no início deste mês e relata a incrível experiência que teve durante o evento anual para desenvolvedores de software e como o Plasma Mobile foi recebido pelo público.

De acordo com o desenvolvedor, o Plasma Mobile no PinePhone foi uma das principais atrações no estande do KDE no FOSDEM, e isso é provavelmente porque o sistema operacional móvel progrediu bem no ano passado, tornando-se mais estável e confiável para o uso diário.

No pequeno vídeo abaixo, Marco Martin mostra o Plasma Mobile rodando no PinePhone. O vídeo realmente mostra a capacidade de arrastar miniaturas plasmoides do explorador de widgets para a tela inicial.

Obviamente, há muito trabalho para trazer o Plasma Mobile no nível do Ubuntu Touch, mas, vendo este novo vídeo, devo admitir que o Plasma Mobile está se desenvolvendo muito bem no PinePhone. Além disso, parece que as equipes de Plasma Mobile e UBports estão colaborando para disponibilizar mais aplicativos para os usuários.

O Plasma Mobile também pode ser executado no telefone Linux Puribr’s Librem 5, mas acho o PinePhone do PINE64 mais acessível e mal posso esperar para colocar minhas mãos nele.


O que está sendo falado no blog

Post Views: 271

Deixe um comentário

Sair da versão mobile