Falando sobre o trabalho do desenvolvedor Xaver Hugl, Nate Graham informou que o KDE Plasma 6 terá suporte básico a HDR.
Sim. O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, falou sobre o trabalho realizado pelo desenvolvedor do KWin, Xaver Hugl, para implementar o suporte a HDR (High Dynamic Range) e o gerenciamento de cores no gerenciador de janelas e composição do desktop Plasma 6.
KDE Plasma 6 terá suporte básico a HDR
O suporte HDR na área de trabalho do Linux é provavelmente um dos recursos mais solicitados atualmente devido ao fato de que as telas 4K estão se tornando a norma, enquanto lenta mas brevemente dizemos adeus às telas Full HD.
O KDE Plasma é um dos primeiros ambientes de desktop GNU/Linux a receber suporte HDR (High Dynamic Range) e o suporte inicial já foi mesclado para a próxima série KDE Plasma 6.0 durante o recente HDR hackfest organizado pela Red Hat no início de maio de 2023 e na semana passada em Augsburg.
O suporte HDR no Plasma 6 estará disponível para a sessão Wayland, que também será habilitada por padrão na próxima versão. “Isso também estabelece as bases para o gerenciamento de cores em Wayland”, disse o desenvolvedor do KDE Nate Graham em seu último post no blog.
Em seu blog, o desenvolvedor do KWin, Xaver Hugl, disse que:
“Não fizemos muitos hacks no hackfest, mas consegui conduzir uma tela HDR com uma ampla gama de cores e com o modo HDR ativado, enquanto o KWin fazia as conversões de cores necessárias para fazer o conteúdo SDR parecer correto. Desde então, aperfeiçoei o código, consertei muitos efeitos do KWin para fazer as conversões de cores necessárias e agora os primeiros bits de HDR básico e suporte de gerenciamento de cores são mesclados no KWin.”
Os primeiros usuários que têm acesso a uma sessão KDE Plasma 6 Wayland criada a partir do Git master e uma tela capaz de HDR e WCG (Wide Color Gamut) já podem testar o suporte básico a HDR seguindo as instruções no blog de Xaver Hugl.
Obviamente, a implementação final também apresentará uma GUI para facilitar a habilitação do suporte HDR!
Xaver Hugl também diz que o suporte a HDR no Plasma 6 será bastante básico no início, então não espere jogar videogames ou assistir a vídeos em HDR ainda.
Há um longo caminho pela frente para que o HDR se torne maduro para o desktop Linux, mas esse dia chegará, queiramos aceitar a realidade ou não.
Além do suporte a HDR e gerenciamento de cores no KWin, o próximo ambiente de desktop KDE Plasma 6 promete ser fornecido com o Plasma Wayland por padrão, um painel flutuante por padrão, clique duas vezes para abrir arquivos, um novo seletor de tarefas padrão, plug-ins de desktop unificados, melhor manuseio da luz de fundo do teclado e muito mais.