Um pouco atrasado em comparação as outras distros, finalmente o ambiente de desktop KDE Plasma 6 já chegou ao Void Linux.
Void Linux é uma distribuição Linux construída do zero, o que significa que não é baseada em nenhuma das principais distros que conhecemos.
Assim como o Arch Linux, é uma distro adequada para usuários avançados que desejam configurar seu sistema operacional da maneira que acharem melhor.
O Void é um daqueles tipos especiais de distros Linux que captura seu coração desde o primeiro momento, prometendo carinho para toda a vida. Ele simplesmente funciona, ficando um pouco afastado de toda a agitação do ecossistema Linux como é hoje em dia.
Fiel à sua natureza, a Void apresentou o ambiente de desktop Plasma 6 aos seus usuários sem alarde desnecessário ou anúncios barulhentos, oferecendo uma experiência perfeita em sua plataforma sem sistema.
KDE Plasma 6 já chegou ao Void Linux
Agora, você deve estar se perguntando: ‘Por que demorou tanto para o Plasma 6 chegar ao Void, uma distribuição contínua?’
A resposta está no compromisso do Void com a estabilidade em vez de atualizações rápidas. Eles adotam uma abordagem comedida em relação às atualizações, garantindo um sistema operacional mais estável. Agora volte para o tópico.
Depois de uma espera um pouco mais longa do que o normal, os usuários do Void finalmente têm a oportunidade de aproveitar o Plasma 6 (6.0.4) em toda a sua glória.
O ambiente de desktop apresenta muitos recursos novo. Aqui, destacaremos apenas os principais:
- Construído com base no Qt 6.6 e Frameworks 6.1
- Wayland como protocolo de servidor de exibição por padrão
- O que há de mais recente na coleção de aplicativos KDE Gear 24.02.2
- Suporte parcial a HDR
- Novos painéis flutuantes e configurações de painel redesenhadas
- Retorno do efeito Desktop Cube
- Novo efeito de visão geral
- Configurações para escolher seu tema sonoro preferido
- Novo alternador de tarefas padrão
- Cores de destaque mais relevantes
- Funcionalidades de pesquisa aprimoradas e melhor Night Light
- Melhorias de acessibilidade
Queremos destacar um pequeno detalhe sobre os pacotes do Plasma 6 no Void. Se você estiver instalando o ambiente de desktop pela primeira vez, poderá achar confuso que os nomes dos pacotes incluam “kde5” e “kde5-baseapps”, embora eles realmente instalem o Plasma 6.
Concordamos que isso pode confundir novos usuários e esperamos que os desenvolvedores do Void resolvam em breve essa inconsistência de nomenclatura.