E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.2 com muitos novos recursos e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.2.
Novidades o KDE Plasma 6.2
Sim. O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.2 como a segunda grande atualização da série de ambientes de trabalho KDE Plasma 6, trazendo muitos novos recursos e melhorias.
Os destaques do KDE Plasma 6.2 incluem novos e aprimorados recursos de gerenciamento de energia, como controle de brilho por monitor, a capacidade de substituir aplicativos que estão bloqueando o modo de suspensão ou o bloqueio de tela, a capacidade de alternar entre perfis de energia com o atalho de teclado Meta+B, um emblema de perfil de energia para o ícone do widget do Monitor de bateria, juntamente com a capacidade do widget do Monitor de bateria permanecer visível enquanto o computador está carregando.
Um novo recurso de mapeamento de tons também foi implementado nesta versão para o compositor KWin para melhorar a aparência das imagens, juntamente com o manuseio de brilho aprimorado para perfis HDR e ICC e desempenho HDR aprimorado.
O KDE Plasma 6.2 também traz novos recursos de acessibilidade, como filtros de daltonismo no Accessibility KCM, suporte total para Sticky Keys no Wayland e UI do Accessibility KCM reformulada para uma acessibilidade ainda maior, bem como novos recursos de dispositivos de entrada, como suporte para ativar o recurso de “rolagem automática” do driver Libinput e uma opção para desabilitar a rolagem suave em aplicativos KDE.
O Plasma Discover, o gerenciador de pacotes gráficos/loja de aplicativos do KDE, foi aprimorado no KDE Plasma 6.2 com suporte para o sistema operacional móvel postmarketOS, a capacidade de desligar o sistema após aplicar uma atualização de sistema offline, informações de licença mais precisas para aplicativos e um sistema de revisão de aplicativos aprimorado.
Também há novos recursos de rede, como suporte para segurança Wi-Fi Enhanced Open (OWE) e suporte para WebAuth para autenticação de rede baseada em SAML, bem como melhorias no aplicativo System Settings, que recebeu UIs reformuladas para os módulos Accessibility, Keyboard e Thunderbolt KCM.
Para artistas digitais, o KDE Plasma 6.2 traz um assistente de calibração de mesa digitalizadora, uma nova opção para religar os botões da caneta da mesa digitalizadora a diferentes tipos de cliques do mouse, uma nova opção para mapear a área da mesa digitalizadora para a área da tela, um modo de teste para configurações da mesa digitalizadora, suporte para o protocolo de gerenciamento de cores Wayland no KWin e uma nova opção para usar os dados do perfil de cores incorporados ao seu monitor.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Plasma 6.2 traz um layout melhor para a visualização de grade expandida da Bandeja do Sistema, um UX do Widget Explorer revisado, visualizações ricas dos recursos do Plasma no Welcome Center e suporte para configurações de cores de destaque para respeitar o tema Breeze Dark Plasma e o tema global Breeze Twilight.
Mas espere, isso não é tudo, pois o KDE Plasma 6.2 também adiciona um novo som ao conectar ou desconectar uma tela, uma nova opção para desabilitar contornos de janelas no widget Pager, uma nova página Memory no aplicativo Info Center, um protocolo KWin modificador alfa, implementação inicial de tema de cursor SVG e uma notificação de solicitação de doação anual para aqueles que desejam apoiar o projeto KDE.
Com este lançamento, o ambiente de desktop KDE Plasma usará o mesmo diálogo “Abrir com” em todos os lugares.
Além disso, o efeito KWin Morphing Popups foi removido devido a bugs não corrigíveis, os usuários agora podem arrastar janelas com tema Breeze apenas de áreas de cabeçalho por padrão, agora você pode nomear seus atalhos personalizados e o widget “Minimizar tudo” agora minimiza apenas janelas na área de trabalho virtual atual e atividade.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.2 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.2 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.