E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.2.4 com melhorias e correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.2.4.
Novidades o KDE Plasma 6.2.4
Sim. O Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 6.2.4 como a quarta atualização de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 6.2 com mais melhorias e correções de bugs.
Uma das mudanças mais interessantes no KDE Plasma 6.2.4 é o suporte para ativar o modo HDR em distribuições GNU/Linux usando o driver gráfico NVIDIA 565.57.1 (beta) ou posterior para usuários de GPU NVIDIA e kernel Linux 6.11 ou posterior para usuários de GPU Intel.
Usar versões anteriores do driver gráfico NVIDIA e kernel Linux resulta em uma experiência HDR instável.
O KDE Plasma 6.2.4 também melhora o aplicativo Plasma System Monitor e o widget System Monitor ao abordar alguns problemas visuais com a tela de carregamento e o estilo do gráfico de pizza e corrigir a capacidade de salvar um widget System Monitor personalizado como uma nova predefinição, bem como o widget Brilho e Cor ao habilitar o clique do meio ao usar o recurso Night Light e adicionar a capacidade de sincronizar o brilho da tela com todos os seus widgets Brilho e Cor.
Além disso, ele torna os indicadores de progresso na página Atualizações do Plasma Discover mais legíveis, atualiza a área da Bandeja do Sistema para não mostrar mais dicas de ferramentas para itens na visualização oculta/expandida que seriam idênticas ao texto visível do item que está sendo passado com o ponteiro e melhora o editor de esquema de cores para funcionar corretamente ao usar um esquema de cores com cores de cabeçalho, como Breeze Light e Breeze Dark.
O recurso de atualização automática do Plasma Discover também foi aprimorado no KDE Plasma 6.2.4 para funcionar com aplicativos Flatpak, a página Áudio das Configurações do Sistema agora mostra o tamanho correto da janela de teste do alto-falante, independentemente do nome do dispositivo ou perfil de áudio, e os painéis Plasma no modo “ajustar conteúdo” agora são compatíveis com espaçadores flexíveis.
Vários bugs, regressões e travamentos foram corrigidos no KDE Plasma 6.2.4, incluindo um problema estranho que fazia os aplicativos GTK 4 parecerem muito escuros ao usar o modo HDR, uma pequena falha visual no efeito Visão geral do KWin que fazia com que janelas arrastadas e soltas na barra da área de trabalho deslizassem para fora da tela e um problema que fazia com que capturas de tela e gravações de tela parecessem muito escuras ao usar o modo HDR.
Além disso, o KDE Plasma 6.2.4 corrige uma regressão recente que fazia com que os aplicativos Wine exibissem artefatos pretos ao redor deles, uma regressão no widget Energia e Bateria que quebrou sua capacidade de detectar se o power-profiles-daemon está instalado em vez do TLP, bem como uma regressão que fazia com que o widget Discos e Dispositivos exibisse as ações erradas para discos ópticos não montados.
Por último, mas não menos importante, esta versão corrige um problema extremamente estranho que poderia fazer com que uma janela XWayland ativamente focada perdesse a capacidade de receber entrada de teclado e ponteiro quando a tela fosse bloqueada usando o atalho de teclado Meta+L, uma regressão recente que fazia com que o Plasma System Monitor parasse de coletar estatísticas para algumas CPUs baseadas em ARM, uma falha do Plasma que ocorria ao fazer login com uma tela externa conectada a um laptop via HDMI e um problema de desempenho que afetava usuários de configurações de vários monitores ao usar um headset de RV.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.2.4 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.2.4 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.