E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.2.2 com correções e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.2.2.
Novidades o KDE Plasma 6.2.2
Sim. Apenas uma semana após seu lançamento anterior 6.2.1, a equipe do KDE lançou uma nova atualização de correção de bugs para o KDE Plasma 6, versão 6.2.2, que trouxe vários novos recursos e melhorias para enriquecer a experiência do desktop.
O KDE Plasma 6.2.2 continua essa trajetória incorporando uma semana de novas traduções e correções cruciais da comunidade do KDE.
Embora possam parecer pequenas, elas suavizam quaisquer problemas persistentes do usuário, fornecendo um ambiente de desktop ainda mais estável e refinado.
Em vista disso, esta atualização aborda vários componentes no KDE Plasma, fazendo pequenas, mas impactantes mudanças. Algumas correções notáveis do KDE Plasma 6.2.2 incluem:
- KWin Backends/drm : Para melhorar a estabilidade, todas as saídas, incluindo headsets de VR, agora estão desabilitadas por padrão.
- Melhorias no Wayland : O KWin agora define a variável de ambiente WAYLAND_DISPLAY antes de iniciar o servidor Wayland, ajudando a garantir a funcionalidade adequada.
- Controle de volume de áudio do Plasma : um bug que afetava a exibição de texto do dispositivo auto_null foi corrigido, proporcionando uma experiência mais clara para gerenciar dispositivos de áudio.
O Plasma 6.2.2 também inclui ajustes no KWin, como melhorias para suporte a várias GPUs, reduzindo a possibilidade de travamentos e melhorias no manuseio de gama e transformações de cores.
Além disso, o Plasma Desktop recebeu ajustes para garantir operações de arquivo mais suaves, como salvar posições de itens ao renomear itens.
Para usuários de dispositivos móveis do Plasma, as melhorias do KDE Plasma 6.2.2 incluem a reintrodução da maximização de tarefas no alternador e melhor manuseio do teclado na tela de bloqueio, abordando problemas de longa data.
O módulo Configurações do Sistema também foi aprimorado para salvar melhor os estados das janelas e lidar com alterações de geometria, enquanto o SDDM KCM recebeu correções relacionadas aos caminhos do tema e à funcionalidade de login automático.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.2.2 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.2.2 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.