E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.1 com novos recursos interessantes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.1.
Novidades o KDE Plasma 6.1
O KDE Plasma 6.1 é a primeira grande atualização do ambiente de desktop desde o KDE Plasma 6.0 e inclui novos recursos interessantes, como suporte explícito à sincronização de GPU para usuários NVIDIA para melhorar sua experiência no Plasma Wayland se eles também usarem a pilha gráfica Mesa 24.1 e a série de drivers gráficos NVIDIA 555 .
Ele também traz suporte de buffer triplo para animações e renderização de tela mais suaves, melhor suporte para aplicativos Flatpak, uma nova página de Área de Trabalho Remota nas Configurações do Sistema, onde você pode ativar e configurar logins remotos RDP, bem como um novo efeito “Ocultar Cursor” que irá ocultar automaticamente o ponteiro após um período de inatividade.
O desenvolvedor do KDE, Nate Graham disse que:
“Provavelmente a coisa mais impactante é o suporte de buffer triplo no Wayland. Isso deve tornar as animações e a renderização da tela mais suaves em geral – de preferência até o nível da sessão X11, que já fazia buffer triplo.”
Além disso, o KDE Plasma 6.1 melhora as notificações do sistema, adiciona salvamento manual de sessão e restauração de sessão experimental para Plasma Wayland, permite cálculos e conversão de unidades do inicializador Kicker e melhora o suporte para VPNs WireGuard.
Ele também ativa o novo efeito “Agitar o cursor para localizá-lo” por padrão, introduz a capacidade de manter a cor da luz de fundo sincronizada com a cor de destaque ativa em laptops com teclados retroiluminados RGB e adiciona suporte para atualização manual de aplicativos Snap no Plasma. Descubra o gerenciador gráfico de pacotes.
Outras mudanças dignas de nota incluem páginas de configurações do sistema mais modernizadas e pesquisa aprimorada, vários aprimoramentos de widgets de energia e bateria, relógio digital e notas adesivas, varredura direta para telas giradas, suporte aprimorado para aplicativos XWayland e melhorias no aplicativo Welcome Center e Night Recurso de luz.
Há também muitas melhorias na interface do usuário, como a capacidade de ativar uma tela de suspensão usando uma caneta, um ícone de cursor melhor ao arrastar janelas, um recurso de cor de destaque personalizado aprimorado, um novo efeito de redução de zoom para o modo de edição do Plasma e a capacidade de configurar o bloqueio de tela para desbloquear sem uma senha.
Além disso, o KDE Plasma 6.1 traz um novo recurso para usuários de laptops Lenovo IdeaPad e Lenovo Legion para configurar o carregamento do nível da bateria para um nível fixo específico, como 80%, para prolongar a vida útil da bateria.
Além disso, introduz suporte para o portal Input Capture que permite capturar eventos de entrada de dispositivos físicos ou lógicos conectados.
O KDE Plasma 6.1 também permite que aplicativos XWayland escutem pressionamentos de teclas não alfanuméricas, permite ocultar a barra de navegação do widget do navegador da web, exibe informações técnicas de áudio no Info Center e introduz novos recursos de “barreira de borda” e “barreira de canto” para configurações multi-monitor.
Por fim, os resultados de pesquisa do KRunner agora também priorizam as páginas de configurações do sistema, os usuários do Plasma agora podem configurar logins remotos com base no protocolo de área de trabalho remota (RDP) a partir de uma nova página de área de trabalho remota nas configurações do sistema e há melhor suporte para GPUs AMD ao usar o driver AMDGPU de código aberto.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.1 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.1 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.