KDE Plasma 6.1 Beta lançado com sincronização explícita de GPU

E foi lançado o KDE Plasma 6.1 beta com sincronização explícita de GPU, e mais. Confira as novidades dessa prévia do ambiente e teste.

O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.

A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.

Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.

Agora, o Projeto KDE lançou a primeira versão beta do próximo ambiente de desktop KDE Plasma 6 para teste público, três semanas após o marco de desenvolvimento alfa.

Novidades o KDE Plasma 6.1 Beta

KDE Plasma 6.1 Beta lançado com sincronização explícita de GPU

Sim. O Projeto KDE anunciou recentemente o lançamento da versão beta da próxima série de ambientes de desktop KDE Plasma 6.1 para testes públicos. Aqui está uma primeira olhada nos principais novos recursos e mudanças.

A maior novidade do KDE Plasma 6.1 Beta é o altamente aguardado recurso de sincronização explícita de GPU que beneficiaria os usuários de GPUs NVIDIA que tiveram problemas com a sessão do Plasma Wayland.

Agora que a sincronização explícita chegou à pilha gráfica do Mesa 24.1, é hora dos usuários do Plasma desfrutarem de uma experiência Wayland muito melhor.

Sobre o recurso, Nate Graham, o renomado desenvolvedor do KDE, disse que:

“Resumindo, ele permite que os aplicativos informem ao compositor quando exibir quadros na tela, reduzindo a latência e falhas gráficas. O efeito deve ser particularmente perceptível com GPUs NVIDIA, que suportam apenas esse estilo de renderização, e não ter suporte para isso no Wayland foi a fonte mais comum de falhas gráficas aleatórias e lentidão.”

O KDE Plasma 6.1 também promete suporte triplo de buffer para animações mais suaves, melhor suporte para aplicativos Flatpak, uma nova página de Área de Trabalho Remota nas Configurações do Sistema onde você pode ativar e configurar logins remotos RDP, um novo efeito “Ocultar Cursor” que ocultará automaticamente o ponteiro após um período de inatividade, notificações aprimoradas, salvamento manual de sessão no Plasma Wayland, capacidade de fazer cálculos e conversão de unidades do Kicker e suporte aprimorado para VPNs WireGuard.

Além disso, ativa o novo efeito “Agitar o cursor para localizá-lo” por padrão, traz a capacidade de manter a cor da luz de fundo sincronizada com a cor de destaque ativa em laptops com teclados retroiluminados RGB, adiciona suporte para atualização manual de aplicativos Snap no Plasma Discover, adiciona uma série de melhorias ao widget Energia e Bateria, varredura direta para telas giradas e melhora o suporte para aplicativos XWayland.

Além disso, o KDE Plasma 6.1 traz um recurso experimental de restauração de sessão para o Plasma Wayland que reabre os aplicativos que foram abertos no último logout, páginas de configurações do sistema mais modernizadas, bem como inúmeras melhorias na interface do usuário.

Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.

Como experimentar o KDE Plasma 6.1 Beta

A versão final do KDE Plasma 6.1 estará disponível a partir de 18 de junho de 2024, mas os tarballs estáveis estarão disponíveis para integradores de sistema uma semana antes, a partir de 13 de junho, para que você possa aproveitá-lo mais rapidamente em sua distribuição Linux favorita.

Até então, você pode experimentar a versão beta do KDE Plasma 6.1 nas edições de teste das distribuições openSUSE Tumbleweed ou KDE neon.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que você não deve usar em nenhum trabalho de produção.

Sair da versão mobile