E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.1.5 com mais correções de bugs, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.1.5.
Novidades o KDE Plasma 6.1.5
O KDE Plasma 6.1.5 está aqui cerca de cinco semanas após o KDE Plasma 6.1.4 e melhora a velocidade e o desempenho do recurso de pesquisa do Plasma Discover, adiciona a capacidade de arrastar e soltar coisas em um painel Plasma no Wayland quando ele estiver no modo de ocultação automática e reintroduz o suporte para mover o foco para fora da visualização da grade de Favoritos do iniciador de aplicativos Kickoff usando as teclas de seta.
Ele também melhora a busca por locais que contêm tremas em seus nomes no widget Weather Report do Plasma, adiciona suporte para lembrar o estado do atalho global “Toggle Touchpad” ao reiniciar a máquina com o touchpad desabilitado para que você possa pressioná-lo apenas uma vez para ligar o touchpad novamente e melhora o toque de vários dedos/gestos em telas sensíveis ao toque.
Além disso, o KDE Plasma 6.1.5 adiciona suporte para alterar as cores de qualquer aplicativo GTK recolorível ao alterar o tema global do sistema, reordena as tabelas do Plasma System Monitor de cima para baixo ao clicar em cabeçalhos de coluna e melhora a confiabilidade da alteração do idioma na página Região e idioma nas Configurações do sistema para levar em conta os casos em que as distros podem não configurar as coisas corretamente.
Em relação às Configurações do sistema, esta versão aborda uma falha que ocorria toda vez que você fechava a página “Tela de login (SDDM)” enquanto estava em sua subpágina Behavior.
Ele também corrige um bug que quebrava o suporte a papéis de parede SVG no KDE Plasma 6.1.4 ao usar o modo de posicionamento “Centralizado”.
Vários outros problemas foram resolvidos no KDE Plasma 6.1.5, incluindo um problema que poderia fazer com que os pop-ups dos widgets do painel Plasma fossem redimensionados para o tamanho original ou um tamanho muito menor após alterar a configuração da tela, bem como um bug do Qt que fazia com que os widgets no Widget Explorer do Plasma se sobrepusessem após limpar o texto do campo de pesquisa quando as animações eram desabilitadas globalmente.
Também foi corrigido um bug complexo que poderia fazer com que a janela do KWin e o gerenciador de composição travassem quando os aplicativos que usam o X11 ou o XWayland alterassem a ordem de empilhamento da janela, um bug irritante que fazia com que o texto copiado de células no LibreOffice Calc não fosse salvo na área de transferência, um bug que fazia com que as dicas de ferramentas aparecessem no último local do cursor ao usar uma caneta e um bug que afetava os controles de reprodução/pausa do MPRIS do VLC Media Player.
Traduções atualizadas e várias outras mudanças também estão presentes no KDE Plasma 6.1.5.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.1.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.1.5 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.