E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.1.4 com correções e novas traduções, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.1.4.
Novidades o KDE Plasma 6.1.4
Sim. O projeto KDE anunciou o lançamento do ambiente de desktop Plasma 6.1.4, uma atualização de manutenção para a série Plasma 6.1 que foi revelada pela primeira vez em junho deste ano.
O KDE Plasma 6.1.4 traz várias correções de bugs críticos e novas traduções, contribuindo para uma experiência do usuário mais refinada.
Para ser mais claro, o KDE Plasma 6.1.4 integra três semanas de atualizações dos desenvolvedores do KDE, com foco em ajustes menores, porém cruciais. Entre as atualizações destacadas estão:
- DrKonqi : As atualizações incluem o uso do número da versão do framework
kcrash
para melhorar a estabilidade do sistema. - KWin : As correções incluem resolver problemas de teclas fixas com AltGr e fazer vários ajustes para melhorar o foco da janela e os comportamentos de renderização.
- Plasma Desktop : As alterações incluem melhorias nos layouts do Modo de Exibição de Pastas e do gerenciador de tarefas para evitar sobreposições e posicionamentos incorretos.
- Configurações do sistema e muito mais : a atualização traz melhorias em vários módulos, como o Plasma System Monitor, o Plasma Workspace e as configurações do sistema, cada um adaptado para resolver bugs específicos e melhorias na interface do usuário.
O KDE Plasma 6.1.4 também aborda uma variedade de bugs no amplo conjunto de aplicativos e componentes do KDE:
- Flatpak : Os aprimoramentos garantem melhor manuseio do cache de ícones e comparações de versões, melhorando a estabilidade e o desempenho dos aplicativos executados no ambiente Flatpak.
- KScreen e KScreenLocker : as atualizações aqui melhoram a detecção de orientação do dispositivo e o tratamento do prompt de login, simplificando as interações do usuário.
- Plasma Mobile : Correções importantes incluem melhorias na retenção de configurações e interação por toque em dispositivos móveis.
- Powerdevil : As correções evitam possíveis travamentos ao gerenciar contêineres ociosos com mais eficiência.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.1.4 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.1.4 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.