E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.1.3 com melhorias e correções de bugs, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.1.3.
Novidades o KDE Plasma 6.1.3
Vindo apenas duas semanas após o KDE Plasma 6.1.2, o lançamento do KDE Plasma 6.1.3 está aqui para melhorar o suporte para aplicativos Flatpak no gerenciador de pacotes Plasma Discover, manipulando automaticamente rebases de tempos de execução, desinstalando corretamente referências EOL que não têm substituição e corrigindo alguns problemas.
Também melhora o recurso “abrir novas janelas sob o ponteiro” do KWin para funcionar como esperado e ignorar a tela ativa quando essa tela difere da tela com o ponteiro sobre ela, corrige ícones borrados nos botões da barra de ferramentas do novo modo de edição do Plasma e desativa o triplo buffer para usuários NVIDIA resolverem um bug.
Além disso, o KDE Plasma 6.1.3 corrige um problema com certas páginas de configurações do sistema sendo quebradas quando abertas, como as páginas Touchpad ou Redes, o que quebraria outras abertas posteriormente, e corrige alguns problemas do Wayland, melhora o widget da área de transferência do Klipper.
A biblioteca KRdp para criar um servidor RDP também foi aprimorada nesta versão para permitir a alternância de servidores sem usuários, a propriedade greeter/autenticador do componente KScreenLocker recebeu para se um prompt foi mostrado no passado e o Plasma NetworkManager (plasma-nm) plugin agora usa um QQmlEngine compartilhado quando possível.
O Plasma Mobile também recebeu algumas melhorias na tela inicial do Folio para fechar a visualização de configurações quando o botão inicial é pressionado, tornar mais fácil clicar em delegar menus de contexto sem começar a arrastar, melhorar o efeito Cubo, adicionar fundos ausentes às caixas de diálogo de configuração do widget, adicionar um botão no seletor de papel de parede para acessar as configurações avançadas e desativar a animação após desbloquear o dispositivo.
Por fim, vários outros componentes receberam alterações menores.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.1.3 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.1.3 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.