E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.1.1 com várias correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.1.1.
Novidades o KDE Plasma 6.1.1
O Projeto KDE lançou recentemente o KDE Plasma 6.1.1 como o primeiro de cinco lançamentos pontuais da série mais recente de ambientes de desktop KDE Plasma 6.1 para corrigir alguns dos problemas relatados pelos usuários.
O KDE Plasma 6.1.1 está aqui apenas uma semana após o KDE Plasma 6.1 para corrigir vários bugs, incluindo o bug em que os arquivos da área de trabalho arrastados para outra tela em uma configuração de vários monitores desapareciam até que a sessão do Plasma fosse reiniciada.
Esse problema também pode fazer com que o Plasma trave ao arrastar arquivos da área de trabalho para algumas pastas no gerenciador de arquivos Dolphin, então isso também foi corrigido.
Ele também corrige problemas com o efeito Cube para abrir a confiabilidade, o efeito Zoom e os perfis de cores ICC para serem mais compatíveis, o efeito Shake Cursor para funcionar conforme esperado com cada velocidade de animação global e o efeito Glide, que sofreu uma regressão visual.
O suporte para aplicativos XWayland também foi aprimorado no KDE Plasma 6.1.1 para que eles não congelem mais após redimensionar lentamente suas janelas, especialmente ao usar um fator de escala.
Além disso, o primeiro lançamento do KDE Plasma 6.1 melhora o novo modo de edição com menos zoom para evitar uma falha do Plasma ao mover painéis não alinhados ao centro para uma borda diferente da tela.
Também melhora o suporte para widgets do Plasma arrastados no novo modo de edição reduzido para conectar-se ao ponteiro, como esperado.
Entre outras mudanças dignas de nota, o KDE Plasma 6.1.1 corrige uma regressão visual com o indicador de ocupado “ainda parecendo” do Plasma Discover ao realizar uma pesquisa após iniciar o aplicativo e corrige uma falha visual com o texto nos gráficos de pizza centrais do Monitor do Sistema para não transbordar mais quando é muito longo.
Além disso, o KDE Plasma 6.1.1 melhora a página Região e Idioma nas Configurações do Sistema para exibir o tamanho de papel correto para usuários que usam unidades métricas com tamanho de papel Carta dos EUA (por exemplo, Canadá) e adiciona suporte para ativar uma tela de suspensão. usando uma caneta.
Por fim, esta versão corrige um bug que pode quebrar o ponto quando ele é movido logo após o bloqueio da tela para desbloquear a tela imediatamente e melhora a robustez do bloqueio de tela contra falhas em mais alguns casos.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.1.1 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6.x agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.1.1 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.