E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.0.5 com mais correções de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 6.0.5 como a quinta de cinco atualizações de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 6, trazendo correções para bugs e falhas, bem como melhorias de desempenho e interface do usuário.
Novidades o KDE Plasma 6.0.5
Vindo cinco semanas após o KDE Plasma 6.0.4, a atualização do KDE Plasma 6.0.5 está aqui para melhorar o desempenho de rolagem de visualizações roláveis longas no gerenciador de pacotes Plasma Discover, o modo HDR ao usar Night Color, suporte para telas usando escala fracionária, e o campo de pesquisa/filtro no widget Impressoras do Plasma.
O KDE Plasma 6.0.5 também melhora o recurso de calendário islâmico do Plasma Digital Clock para respeitar o sistema de numeração específico do local, para que os usuários que vivem em países de língua árabe e usam algarismos arábicos de estilo ocidental vejam o último em vez de algarismos arábicos de estilo oriental.
O OSD do seletor de tela do Plasma também foi aprimorado nesta versão para funcionar conforme esperado no X11.
Além disso, os usuários do X11 podem trabalhar com capturas de tela de vários monitores com o utilitário de captura de tela Spectacle, uma mudança que também ocorrerá na próxima versão do Spectacle 24.05 como parte do pacote de software KDE Gear 24.05.
No Wayland, o KDE Plasma 6.0.5 melhora a janela KWin e o gerenciador de composição para não travar mais quando não consegue abrir um soquete para o XWayland.
Também foram corrigidos dois problemas de longa data que poderiam fazer com que a área de trabalho do Plasma travasse quando não encontrasse todas as telas conectadas ao acordar ou inicializar o sistema.
O aplicativo Configurações do sistema foi atualizado para não permitir mais que você escolha os temas de ícones Adwaita ou High Contrast do GNOME como tema de ícones para todo o sistema devido ao fato de que eles não foram mais projetados para serem usados dessa forma, apesar de se registrarem como ícones compatíveis com o FreeDesktop temas, quebrando tudo do KDE.
O gerenciador de pacotes Plasma Discover também recebeu alguma atenção para não mais afirmar de forma enganosa e incorreta que aplicativos sem licenças são proprietários, não deixar mais lacunas na lista de atualizações ao atualizar o sistema e não mostrar mais mensagens de erro irritantes ao visualizar o conteúdo de store.kde.orgg.
O KDE Plasma 6.0.5 melhora o aplicativo Plasma System Monitor para corrigir uma falha que ocorreu ao alternar para a página Aplicativos, fazer com que o layout da grade para sensores tenha uma boa aparência em espaços restritos, evitar o congelamento do Plasma ao clicar em um widget do monitor do sistema mostrando sensores GPU em na bandeja do sistema e usando o Qt 6.7, e corrige um problema com cores incompatíveis para alguns controles e ícones da interface do usuário nas janelas de configuração ao usar um tema global misto claro e escuro, como Breeze Twilight.
Fora isso, o KDE Plasma 6.0.5 está aqui para resolver vários problemas com o foco do teclado e seleção com resultados de pesquisa no widget Application Dashboard do Plasma, corrigir uma regressão que fazia com que os widgets do painel se sobrepusessem quando você tivesse um widget Activity Pager em um painel horizontal, e melhorar a confiabilidade da capacidade do Plasma de lembrar se o Bluetooth estava ligado ou desligado da última vez.
Vários outros bugs foram corrigidos nesta versão, incluindo uma falha no sistema de autenticação que impedia os aplicativos de solicitar autenticação, uma falha no Plasma que ocorria ao modificar o conjunto de aplicativos favoritos no inicializador de aplicativos Kickoff, no menu de aplicativos Kicker ou em outro menu do inicializador que usa o mesmo back-end, bem como outra falha do Plasma que ocorreu ao remover widgets de inicialização independentes para aplicativos sem uma ação de menu de contexto “Abrir com”.
Também foram corrigidos no KDE Plasma 6.0.5 vários problemas que impediam partes da área de trabalho do Plasma de salvar alterações nas configurações se o Plasma travasse rapidamente, saísse inesperadamente ou fosse encerrado de maneira impura, e um problema estranho em que os painéis do Plasma e outras janelas seriam tornam-se transparentes para cliques ao abrir qualquer janela de aplicativos IntelliJ IDE.
Por último, mas não menos importante, esta versão melhora a confiabilidade da janela KWin e do gerenciador composto ao desligar telas em resposta a peculiaridades de hardware e driver, melhora o tamanho dos ícones do painel para widgets Kickoff e Kicker, melhora os painéis flutuantes para flutuarem quando um a janela atinge a distância correta deles e melhora o suporte para sistemas que usam sincronização adaptativa para evitar oscilações e interrupções.
Ele também melhora a funcionalidade de pesquisa no widget da área de transferência do Plasma para retornar “Sem correspondências” quando sua pesquisa não corresponde a nada e melhora o suporte para janelas de blocos rápidos para não desaparecerem mais ao despertar o sistema do modo de suspensão.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.0.5 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.0.5 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.