E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.0.4 com melhorias no Plasma Wayland. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 6.0.4 como a quarta de cinco atualizações de manutenção para a mais recente série de ambientes de desktop KDE Plasma 6, trazendo correções para bugs e falhas, bem como melhorias de desempenho e interface do usuário.
Novidades o KDE Plasma 6.0.4
O KDE Plasma 6.0.4 está aqui três semanas após o KDE Plasma 6.0.3 para adicionar suporte para a seleção de vários papéis de parede na caixa de diálogo “Adicionar novo papel de parede” do Plasma e atualizar o limite para mostrar qualquer texto no widget tradicional do Gerenciador de Tarefas do Plasma menor para ser visível em larguras de tarefas estreitas.
Esta versão também melhora o gerenciador de pacotes Discover do Plasma para exibir informações mais rapidamente sobre grandes atualizações offline.
Além disso, a página “Instalado” do Discover agora exibe mais uma vez tudo o que você instalou, e um problema que poderia causar o travamento do Discover na inicialização sob certas circunstâncias foi resolvido.
Outra mudança interessante nesta nova versão do KDE Plasma 6 é que colocar arquivos e pastas da área de trabalho em aplicativos em sandbox (Flatpaks, Snaps, etc.) agora funciona conforme o esperado, pois agora são disponibilizados através do sistema Portals.
O menu do aplicativo Kickoff do Plasma também foi atualizado nesta versão para exibir corretamente os itens de uma categoria de aplicativo ao rolar para baixo em uma categoria de aplicativo e depois alternar entre categorias.
Os usuários do Plasma na sessão do Plasma X11 agora poderão fechar a página Desktop Grid no efeito Visão Geral usando o mesmo atalho de teclado que a abre.
Além disso, as miniaturas de áreas de trabalho virtuais inativas no efeito Visão geral agora são exibidas ao vivo em vez de estáticas.
O KDE Plasma 6.0.4 também traz melhorias para os usuários do Plasma Wayland, atualizando a caixa de diálogo do seletor de cores para não retornar mais cores incorretas ao aplicar um perfil ICC e um menu da área de transferência atualizado que aparece ao usar o atalho de teclado Meta + V para não ficar mais embaixo sempre -janelas no topo.
Várias falhas do Plasma foram corrigidas nesta atualização que ocorriam ao fechar a notificação que permite desfazer a remoção de um widget de ícone, ao conectar um novo monitor e ao clicar em determinados ícones da bandeja do sistema, bem como devido a uma correção recente em menu do aplicativo Kickoff.
Além disso, o KDE Plasma 6.0.4 corrige as caixas de diálogo de fontes modais para funcionarem novamente, corrige um problema estranho onde só era possível destacar itens no modo de visualização de lista de pop-ups de visualização de pastas em um painel do Plasma ao mover o cursor para baixo e um bug que permitia aos usuários arrastar uma janela completamente para fora da tela.
Também foi corrigido um travamento que afetava o utilitário de captura de tela Spectacle ao usar certas GPUs que ocorria após o término de uma gravação de tela, um problema que fazia com que o menu de contexto no Gerenciador de Tarefas não abrisse ao usar um gesto de toque de dois dedos no touchpad com determinados laptops, como bem como um vazamento de memória no widget Redes do Plasma.
Por fim, o KDE Plasma 6.0.4 corrige um bug que interrompeu a capacidade de sair da sessão do Plasma dentro de 60 segundos após o login ao usar o processo de inicialização habilitado para systemd do Plasma e corrige um problema de localização com as informações de data nas dicas de ferramentas de vários widgets de relógio.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.0.4 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.0.4 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.