E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 6.0.2 com várias correção de bugs. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE anunciou a disponibilidade geral do ambiente de desktop KDE Plasma 6.0.2.
Novidades o KDE Plasma 6.0.2
Sim. O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 6.0.2 como a segunda atualização de correção de bugs da série mais recente do ambiente de desktop KDE Plasma 6, abordando mais bugs, travamentos e problemas relatados pelos usuários.
Vindo apenas uma semana após o KDE Plasma 6.0.1, a atualização do KDE Plasma 6.0.2 está aqui para corrigir um bug que fazia com que o recurso Night Color não funcionasse em sistemas com determinadas GPUs e corrigir uma falha no gerenciador de pacotes Plasma Discover que ocorreu ao pesquisar alguns termos comuns como “libreoffice”.
O KDE Plasma 6.0.2 também corrige um problema em que a área de trabalho do Plasma poderia sair com um erro Wayland ao desligar e ligar o monitor, um problema com o item de menu da barra de título “Mover para a área de trabalho> Todos os desktops” na sessão do Plasma X11, bem como uma falha do KWin que ocorreu quando uma janela foi aberta em um monitor secundário conectado a uma placa gráfica secundária.
Outros bugs abordados nesta atualização incluem um problema com o menu de aplicativos Kicker onde o campo de pesquisa encobriria o primeiro resultado da pesquisa, um problema com o cursor se movendo inesperadamente ao arrastar uma janela para fora do lado esquerdo da tela na sessão do Plasma X11, e um problema com a página Região e Idioma nas Configurações do Sistema, onde o texto das visualizações para formatos individuais era distorcido ao definir o idioma do sistema para “C”.
O KDE Plasma 6.0.2 reimplementa a correção para o VLC Media Player e o reprodutor de vídeo MPV que não conseguem ir para tela inteira e torna possível passar corretamente o foco para o widget Calculadora em um Painel quando ele é ativado usando um atalho de teclado para que você pode começar a digitar imediatamente para calcular coisas sem precisar clicar no widget.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 6.0.2 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
Você pode experimentar uma experiência pura do KDE Plasma 6 agora mesmo baixando a distribuição KDE Neon.
O KDE Plasma 6.0.2 também estará disponível como uma atualização para usuários do openSUSE Tumbleweed, Arch Linux, OpenMandriva Lx e Fedora Linux nos próximos dias ou semanas. Distros como KaOS Linux e TUXEDO OS também oferecem o desktop KDE Plasma 6.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.