O projeto KDE Project anunciou o lançamento do KDE Plasma 5.13.5 com diversas melhorias e correções. Confira os detalhes desse lançamento.
- Kubuntu ou KDE Neon? Qual a melhor opção para usar? Confira!
- NixOS – uma distribuição independente (e diferente) com KDE
- Como instalar cliente de Matrix NeoChat no Linux via Flatpak
O KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma bonita área de trabalho que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
Não existe nenhum Software criado pela humanidade que não contém erros. É um fato da vida e cuja solução são as atualizações.
E é exatamente por isso que o ciclo de desenvolvimento do software criado pela Comunidade KDE, as datas das atualizações agendadas.
Além disso, os primeiros updates são muito próximos e o restante mais espaçados, até atingir o quinto. É por causa disso que no início muitos erros aparecem, e pouco a pouco, eles são reduzidos.
Novidades do KDE Plasma 5.13.5
Como previsto no calendário dos desenvolvedores, na última terça-feira, 4 de setembro, a Comunidade KDE informou que a quinto atualização do Plasma 5.13 foi liberada.
Embora seja esperado e previsível, isso mostra o alto grau de envolvimento da Comunidade na melhoria contínua deste grande pedaço de Software livre.
Melhorias na integração dos navegadores web
Foi adicionado ao Plasma um pacote de integração de navegador que deixa os navegadores Firefox, Chrome e derivados do Chrome mais integrado no ambiente de trabalho.
Desta forma, downloads são mostrados em uma notificação de pop-up de Plasma, da mesma forma, a transferência de arquivos com o Dolphin.
O controlador de multimídia plasmoid pode silenciar e ignorar a reprodução de vídeos e música do navegador.
Você pode enviar um link para o telefone se conectar do KDE. As abas do navegador podem ser abertas diretamente usando o KRunner via atalho de tecldo Alt-espaço.
Para habilitar a integração do navegador para o Plasma, você deve adicionar o conector da loja de plug-ins do navegador.
Novos efeitos visuais para KWin
KWin compositor tem efeitos embutidos melhorados como o sombreamento e a mudança de área de trabalho.
Além disso, está sendo continuado o trabalho com Wayland, que incorpora regras de windows, o uso de contextos EGL de alta prioridade e a implementação inicial para compartilhamento de desktop e vídeos de captura de tela.
Melhorias nas preferências do sistema
Estão redesenhando as páginas de preferências do sistema. O design Visual do grupo KDE reviu muitas ferramentas e agora estão começando a implementar essas mudanças.
Uma das mudanças mais importantes é que o sistema de preferências começaram a usar tecnologia Kirigami, então a convergência está começando a chegar a esta parte fundamental da área de trabalho do KDE.
Desta forma, começou a migração de seções de tópicos, incluindo os ícones, temas desktop e páginas de temas de cursores.
Além disso, a tela inicial agora permite baixar novas telas de apresentação da loja do KDE e a página de fontes agora pode exibir prévias do arranjo de subpixels suavizado.
Nova tela de bloqueio e autenticação
As telas de logon e bloqueio agora tem um design novoe mostram o papel de parede padrão na versão atual do Plasma.
A tela de bloqueio agora apresenta uma transição ardiloso do desvanecimento para desfocar para mostrar controles, permitindo que seja facilmente usado como um protetor de tela.
Melhorias no aplicativo Gerenciador de Discover
Discover, o instalador software e acessórios, está com mais recursos e fornece melhorias na aparência e comportamento.
Usando o ambiente de trabalho do Kirigami UI, melhorou a aparência das páginas de listas e categorias, que agora usam barras de ferramentas em vez de imagens de banners grandes.
As listas agora podem ser classificadas e usar a nova ferramenta Kirigami Letters.
Agora, a classificação por estrelas é mostradas nas páginas de listas e aplicações.
Os aplicativos usam o tema de ícones locais que melhor corresponde a disposição de seu desktop.
Todos os metadados AppStream agora são mostrados na página do aplicativo incluindo todos os tipos de URL.
Além disso, o trabalho de integração de todos os tipos de formatos de pacotes de aplicativos continua.
- Snap agora permite ao usuário controlar as permissões de aplicativos, e é possível instalar usando o modo clássico de Snaps. Por outro lado, o formato da URL “snap://” agora é suportado.
- Flatpak incorporou a capacidade de escolher o repositório preferencial para instalar quando há mais de um conjunto.
Pequenas melhorias
Finalmente, nada melhor para rever alguns dos pequenos detalhes que certamente ajudarão o recém-lançado Plasma 5.13 a ser a melhor versão do ambiente de desktop que você pode ter em seu computador:
- Leitor de multimédia redesenhado;
- Novo plugin de eventos astronômicos para o Plasma Calendário que atualmente mostra: fases da lua e as estações do ano astronômicas (equinócios, solstícios);
- O ‘xdg-desktop-portal-kde’, usado para fornecer integração na área de trabalho para aplicativos Flatpak e Snap, ganhou suporte para os portais de capturas de tela e vídeos de capturas de tela;
- O plasmoide do Relógio Digital permite que você copie a data e a hora atuais para a área de transferência;
- A notificação pop-up tem um botão para limpar o histórico;
- Mais conectores do KRunner para fornecer acesso fácil aos perfis do Konsole e ao seletor de caracteres;
- A página Preferências do Sistema do Mouse foi reescrita para suportar o “libinput” no X e no Wayland;
- O Plasma Safe tem um dorsal Nine CryFS, pedidos para fechar remotamente cofres abertos com o KDE Connect, cofres off-line, uma interface mais polida e melhores informações de erro;
- Nova caixa de diálogo pop-up quando você conecta um monitor externo pela primeira vez, para que você possa simplesmente configurar como ele deve se posicionar;
- O Plasma incorporou a capacidade de reverter para software de renderização independente se os drivers do OpenGL falharem inesperadamente.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma 5.13.5, acesse a nota de lançamento e assista o vídeo abaixo.
Finalizando
O KDE Plasma 5.13.5 marca o fim da vida útil do KDE Plasma 5.13, que será substituído pelo próximo ambiente de desktop KDE Plasma 5.14, com lançamento previsto para 9 de outubro de 2018.
O que está sendo falado no blog
- Tails 3.9 lançado com suporte a TrueCrypt e VeraCrypt, e mais
- Canonical pediu ajuda para testar o suporte a Nvidia no Ubuntu 18.10 e 18.04
- Kernel 4.19 será a próxima série LTS (Long Term Support)
- Univention Corporate Server 4.3-2 lançado – Confira as novidades e baixe
- LiVEs 2.10.0 lançado – confira as novidades e veja como instalar
- KDE Plasma 5.13.5 lançado com diversas melhorias e correções