KDE Plasma 5.13 foi lançado com telas de bloqueio e login renovadas, além de muitos novos recursos e melhorias em relação a versões anteriores. Confira os detalhes desse lançamento.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
O KDE Plasma Desktop é um ambiente que oferece uma área de trabalho bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
Os looks do Plasma Desktop não só fornecem beleza, mas também são usados para suportar e melhorar suas atividades de computador de forma eficaz, sem distrair.
Através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Novidades do KDE Plasma 5.13
Foi lançado o KDE Plasma 5.13, com foco em estabilidade e confiabilidade, o ambiente de desktop
traz telas de bloqueio e login renovadas, oferecendo uma transição suave fade-to-blur ao exibir os controles.
Também foram redesenhadas as páginas de Configurações do Sistema para tornar mais fácil para os usuários configurar temas, fontes, protetores de tela e muito mais, além da Integração com o Plasma Browser para downloads e controles de mídia.
Sobre tudo isso, o anúncio diz o seguinte:
“Os membros da equipe Plasma têm trabalhado duro para continuar a tornar o Plasma um desktop leve e responsivo que carrega e roda rapidamente, mas continua com recursos completos e aparência elegante.
Passamos os últimos quatro meses otimizando a inicialização e minimizando o uso de memória, proporcionando um tempo mais rápido para o desktop, melhor desempenho em tempo de execução e menos consumo de memória.”
O KDE Plasma 5.13 também melhora a janela KWin e o gerenciador de composição com melhores efeitos para desfocagem e alternância de desktop, além de melhor suporte a Wayland graças à reimplementação de regras de janela, suporte inicial a compartilhamento de área de trabalho e screencasts, bem como uso de contextos EGL de alta prioridade.
O gerenciador de pacotes gráfico do Plasma Discover também recebeu uma interface atualizada que mostra classificações, opções de classificação e ícones temáticos para todos os aplicativos, junto com um melhor suporte para os formatos de binários universal Snap e Flatpak.
Outras mudanças notáveis adicionadas no KDE Plasma 5.13 incluem uma prévia tecnológica da integração de menu global GTK+, um widget de Reprodutor de Mídia renovado, suporte para estações astronômicas e fases lunares no plug-in Plasma Calendar, um novo botão para limpar o histórico no popup de notificação, suporte para captura de tela e portais de screencast para aplicativos Flatpak e Snap, bem como a capacidade de fechar remotamente os cofres abertos com o KDE Connect e oferecer suporte a cofres offline no Plasma Vault.
Vários plugins do KRunner foram atualizados para oferecer aos usuários acesso mais fácil ao seletor de caracteres e aos perfis do Konsole, agora o Plasma exibe um novo pop-up de diálogo ao conectar um monitor externo para facilitar a configuração de sua posição e agora pode fazer fallback para renderização de software se nenhum driver OpenGL estiver presente no sistema host.
Por último, mas não menos importante, agora é possível copiar a data e hora atuais do widget Relógio Digital para a área de transferência.
O ambiente de área de trabalho do KDE Plasma 5.13 agora está oficialmente disponível, embora possa demorar um pouco até que ele chegue aos repositórios estáveis de software de suas distribuições Linux favoritas.
Os usuários que usam a série KDE Plasma 5.12 suportada a longo prazo ainda não devem atualizar, já que a primeira versão do KDE Plasma 5.13 está programada para a próxima semana, em 19 de junho, seguida pela versão do KDE Plasma 5.13.2 no final deste mês, em 26 de junho.
O KDE Plasma 5.13 será suportado apenas até setembro de 2018.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.