E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27 como a próxima série LTS. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do KDE Plasma 5.27 como a próxima série LTS (Long-Term Support) deste ambiente de desktop.
Novidades o KDE Plasma 5.27
Os destaques do KDE Plasma 5.27 incluem um novo aplicativo de boas-vindas do Plasma que ajuda os recém-chegados ao ambiente de área de trabalho do KDE Plasma a configurar vários aspectos de maneira fácil e rápida, como habilitar Cofres do Plasma, conectar suas contas online ou dispositivos móveis, adicionar mais aplicativos, etc.
Outro novo recurso interessante no KDE Plasma 5.27 é o suporte a ladrilhos para aqueles com um monitor grande.
A disposição lado a lado pode ser habilitada e configurada pressionando o atalho de teclado Meta(Super)+T e há três layouts para escolher. As janelas podem ser colocadas no layout lado a lado segurando Shift e arrastando-as para a borda da tela até que grudem.
O suporte a vários monitores foi bastante aprimorado nesta versão, que adiciona o widget Display Configuration por padrão na área da bandeja do sistema para ajudá-lo a alterar mais rapidamente o layout da tela e outras configurações.
Os fãs de aplicativos Flatpak ficarão felizes em saber que o KDE Plasma agora vem com configurações de permissões Flatpak integradas ao aplicativo Configurações do sistema para permitir que você assuma o controle total de seus aplicativos Flatpak.
Outras mudanças dignas de nota incluem suporte para o calendário hebraico no calendário pop-up do Relógio Digital, que pode ser ativado em Configurações do Relógio Digital > Calendário > Calendário Alternativo > Calendário Hebraico, um aplicativo Seletor de Cores renovado, um widget de Calculadora de Plasma aprimorado e muitas melhorias no Plasma Wayland como a capacidade de enviar eventos de inclinação e rotação da caneta para aplicativos.
Além disso, o aplicativo Configurações do sistema recebeu vários aprimoramentos nas páginas Ícones, Feedback de inicialização, Atalhos e Alternador de janelas, e o botão “Destacar configurações alteradas” foi movido para o menu de hambúrguer para simplificar a interface do usuário.
Agora também é possível mover uma única janela para outra atividade usando o menu de contexto da barra de título, bem como abrir o menu de contexto completo da área de trabalho na barra de ferramentas global do Modo de edição enquanto estiver no Modo de toque com um dispositivo de toque.
O KDE Plasma 5.27 é o último lançamento da série Plasma 5, pois o Projeto KDE agora concentrará seus esforços na série KDE Plasma 6, que deve estar disponível ainda este ano.
A boa notícia é que o KDE Plasma 5.27 é uma versão LTS (Long-Term Support) que receberá atualizações por alguns anos.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.27 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados