E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.6 com várias correções e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.6 como o sexto lançamento pontual para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.
Novidades o KDE Plasma 5.27.6
O KDE Plasma 5.27.6 está aqui um mês e meio após o lançamento pontual do KDE Plasma 5.27.5 e melhora ainda mais a sessão do Plasma Wayland, corrigindo uma fonte de travamentos no daemon Powerdevil quando a tela está inativa e erros de manipulação do cursor que causam cursores muse parecer estranho em aplicativos XWayland.
Também para o Plasma Wayland, a atualização do KDE Plasma 5.27.6 melhora o dimensionamento fracionário para que você não veja mais falhas de linha em todo o lugar e corrige alguns problemas com menus de contexto de temas Breeze borrados e transparentes, causando falhas visuais estranhas.
A sessão do Plasma X11 também foi aprimorada neste novo lançamento pontual do KDE Plasma 5.27 LTS para melhorar o arrastar de arquivos para as tarefas do Gerenciador de Tarefas.
Além disso, o KDE Plasma 5.27.6 melhora os resultados de pesquisa do KRunner para sequências de caracteres muito curtas e melhora a disposição lado a lado da janela para garantir que o valor do intervalo selecionado também afete o intervalo entre as janelas.
Outras melhorias incluem uma melhor navegação do teclado para a barra lateral nas configurações do sistema, juntamente com a capacidade de usar as teclas de seta em vez da tecla tab, o que pode ser útil em dispositivos com um d-pad, bem como uma janela atualizada da lâmpada mágica minimizando efeito que finalmente suporta painéis flutuantes, painéis ocultos e configurações de várias telas.
O suporte para aplicativos Flatpak também foi aprimorado no KDE Plasma 5.27.6 ao usar o gerenciador gráfico de pacotes Plasma Discover para pesquisá-los e instalá-los.
Por exemplo, o Discover agora finalmente mostra as versões dos aplicativos Flatpak atualizados na ordem correta e busca corretamente os números de versão dos aplicativos Flatpak atualizáveis.
Além disso, o Plasma Discover foi aprimorado para não exibir mais uma mensagem de erro estranha dizendo “Nenhum URI de metadados para o diretório do fornecedor” e para fazer o botão “Fontes de software” na página Configurações funcionar conforme o esperado.
O KDE Plasma 5.27.6 também atualiza a página da tela de login (SDDM) nas configurações do sistema para mostrar mensagens de erro na interface do usuário, soluciona uma falha no KRunner ao tentar calcular certas expressões matemáticas ou ao apenas digitar números, atualiza o diálogo “Adicionar nova página” no Plasma System Monitor para ter uma aparência correta ao usar um idioma com strings traduzidas mais longas do que o inglês.
Uma fonte de uso excessivamente alto da CPU no Plasma também foi corrigida nesta atualização, causada pela movimentação de janelas.
Além disso, o KDE Plasma 5.27.6 melhora o suporte para aplicativos GTK para exibir corretamente seus menus após serem iniciados ao usar o Menu Global, melhora as miniaturas da janela de dica de ferramenta do Gerenciador de Tarefas ao usar um painel inferior horizontal e melhora a “Janela para Próximo/Tela anterior” para garantir que as janelas sejam enviadas para a tela correta em configurações de vários monitores.
Por fim, o KDE Plasma 5.27.6 melhora as alterações de brilho em laptops usando o suporte ddcutil opcional no daemon Powerdevil.
De acordo com o desenvolvedor do KDE, Nate Graham, o suporte para controle de brilho por tela será implementado em uma versão futura do Plasma (espero que o KDE Plasma 6).
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.27.6 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.6 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados