E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.3 com muitos refinamentos de recursos. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.3 como o terceiro lançamento pontual para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.
Novidades o KDE Plasma 5.27.3
Esta versão adiciona duas semanas de novas traduções e correções dos contribuidores do KDE. As correções de bugs são normalmente pequenas, mas importantes.
O KDE Plasma 5.27.2 habilita o recurso Night Color em dispositivos ARM que não suportam Gamma LUTs, mas suportam Color Transform Matrices, como o Acer Spin 513 Chromebook com um Qualcomm Snapdragon 7c SoC .
E a sessão Plasma Wayland continua a ser aprimorada, e o KDE Plasma 5.27.3 vem com uma melhoria na tela de login do SDDM para telas sensíveis ao toque que também foi implementada no pacote de software KDE Frameworks 5.104 lançado na semana passada.
Isso permite abrir o teclado virtual tocando em seu botão e rolar a lista de layout do teclado com um gesto de deslizar.
Outro destaque é que o screencasting também foi aprimorado para o Plasma Wayland, impedindo a troca de canais de cores vermelho e azul, bem como o histórico da área de transferência para permitir que você copie o texto com uma única ação de cópia em vez de duas quando estiver definido para apenas um item.
Além disso, o Plasma Wayland recebeu uma correção que pode travar alguns aplicativos quando um monitor entra no modo de espera.
Tem mais, vários polimentos também foram feitos para melhorar o suporte para aplicativos GTK com tema Breeze exibindo corretamente botões de imagem e botões vinculados, bem como as linhas de botões nas páginas do aplicativo Discover para se tornarem colunas para janelas estreitas ou em dispositivos móveis.
Para completar, o KDE Plasma 5.27.3 também implementa um tempo limite de suspensão de 15 minutos para inatividade por padrão para novos usuários e gera corretamente perfis de energia para laptops conversíveis e aborda uma falha com o subsistema de gerenciamento de energia powerdevil em algumas configurações de várias telas.
Por fim, o KDE Plasma 5.27.3 não usa mais a nova caixa de diálogo “Abrir com” baseada no portal para aplicativos que não usam o portal (por enquanto) e corrige um problema com os ícones da área de trabalho para a atividade atual, onde eles se reorganizariam de maneira inadequada em configurações de várias telas ao alterar o conjunto de telas conectadas.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.27.3 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.3 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados