E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.11 com várias e importantes correções. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.10 como o mais recente lançamento pontual da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.
Novidades o KDE Plasma 5.27.11
Sim. O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.27.11 como uma atualização de correção de bug para a série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS com suporte de longo prazo, abordando vários bugs e problemas.
O KDE Plasma 5.27.11 LTS vem três meses após o KDE Plasma 5.27.10 LTS e corrige uma falha na janela KWin e composição gerenciada ao usar a sessão Plasma Wayland, bem como outra falha do KWin que pode ocorrer quando a disposição da tela muda no Sessão X11.
Ele também corrige um problema que poderia fazer com que a tela do seu monitor ficasse preta com apenas um cursor móvel após mudar de um terminal virtual para outro e usar certas GPUs, e melhora o suporte para laptops com teclados retroiluminados, restaurando corretamente o nível de brilho ao fechar e abrindo a tampa.
Fora isso, o KDE Plasma 5.27.11 LTS adiciona suporte para conteúdo da área de transferência salvo no Klipper para aplicativos em sandbox usando o sistema de portal, permitindo colar arquivos nesses aplicativos, melhora o widget de clima para atualizar adequadamente a velocidade do vento nas previsões fornecidas pelo EnvCan e permite alterar as configurações de Endereço, Estilo de Nome, Tamanho do Papel ou Números de Telefone na página Região e Idioma nas Configurações do Sistema.
Também melhorado nesta atualização está a integração do navegador Plasma, suporte Flatpak no gerenciador de pacotes Plasma Discover, corrigindo o prompt para excluir os dados de um aplicativo desinstalado, melhora as notificações, corrige o suporte ao contêiner ostree no gerenciador de pacotes Plasma Discover e corrige vários outros Erros do KWin.
O KDE Plasma 5.27.11 também parece ser a última atualização da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS, mas se ocorrer algum bug crítico, novas atualizações de manutenção poderão ser lançadas até que a última série KDE Plasma 6 seja amplamente adotada entre as distribuições GNU/Linux.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.27.11 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.11 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados