E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.10 com correções de bugs e melhorias. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.10 como o mais recente lançamento pontual da série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.
Novidades o KDE Plasma 5.27.10
Sim. O Projeto KDE lançou o KDE Plasma 5.27.10 como a décima atualização de manutenção da série mais recente de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27 LTS para resolver mais bugs para melhorar a estabilidade e confiabilidade.
O KDE Plasma 5.27.10 está aqui um mês e meio após o KDE Plasma 5.27.9 para resolver mais bugs, como aquele que faz com que o Night Color comece a transição para o modo noturno em horários inadequados ao usar a localização automática, bem como um bug fazendo com que as posições dos ícones da área de trabalho sejam lembradas incorretamente, especialmente em configurações de vários monitores.
Também corrigido no KDE Plasma 5.27.10 está um bug de threading extremamente sutil que pode fazer com que a área de trabalho do KDE Plasma ou a janela KWin e o gerenciador de composição travem aleatoriamente quando há arquivos que estão sendo observados em busca de alterações que contêm certos tipos de alterações com tempos específicos.
Este bug também foi corrigido no KDE Frameworks 5.112 e na próxima versão do KDE Plasma 6.
Outras mudanças incluem suporte ao controle de brilho em sistemas FreeBSD detecção mais confiável do navegador padrão do sistema suporte aprimorado para sistemas Ubuntu suporte para versões AppStream 1.0 e 0.x no gerenciador de pacotes Plasma Discover suporte para execução de kwin5 em janela no kwin6 bem como suporte aprimorado para screencast em sistemas NVIDIA.
Além disso, os plug-ins Magnifier e Zoom foram atualizados com o atalho alternativo padrão “Zoom In” ausente.
Além disso, muitos dos componentes principais do Plasma foram adaptados à estrutura do Plasma, mudando para o Plasma e sendo renomeados para libplasma, e ajustados para o KWayland, mudando para o Plasma.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.27.10 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.10 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados