E foi lançado oficialmente o KDE Plasma 5.27.1 como a próxima série LTS. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou silenciosamente o KDE Plasma 5.27.1 como o primeiro lançamento pontual para a mais recente e melhor série de ambientes de desktop KDE Plasma 5.27.
Novidades o KDE Plasma 5.27.1
O KDE Plasma 5.27.1 vem apenas uma semana após o lançamento do KDE Plasma 5.27 LTS para melhorar ainda mais sua experiência de desktop Plasma, especialmente ao jogar videogames através do Wine na sessão Plasma Wayland, pois o cursor do mouse não desaparece mais quando toca na parte inferior ou borda direita da tela ao usar uma placa gráfica que não suporta a configuração do modo atômico.
Este primeiro lançamento pontual do KDE Plasma 5.27 também traz suporte para a ferramenta de gerenciamento de conexão de rede NetworkManager 1.42 mais recente, para que o widget Plasma-NM (NetworkManager) não exiba mais a interface de loopback redundante.
A nova página Flatpak Permissions em System Settings introduzida no KDE Plasma 5.27 LTS foi aprimorada para permitir adequadamente a criação de substituições específicas do aplicativo ao usar o sistema em um idioma diferente do inglês, e o Plasma System Monitor foi atualizado para finalmente mostrar informações sobre GPUs NVIDIA.
O suporte para aplicativos Flatpak foi aprimorado, bem como o back-end Flatpak do Discover agora deve ser significativamente mais rápido ao usar o AppStream 0.16.0 ou posterior, a configuração de limites de carga para baterias de laptop que suportam limites de carga e não mínimos de carga foi corrigida e os eventos astronômicos foram removidos de calendários de feriados para dar prioridade ao plug-in de calendário de eventos astronômicos e não exibir duplicatas.
Outra mudança interessante no KDE Plasma 5.27.1 é o suporte para pesquisa automática em todos os aplicativos, não apenas nos recomendados, quando você realiza uma pesquisa na caixa de diálogo do seletor de aplicativos baseada no portal.
Claro, várias falhas e regressões foram corrigidas para tornar o ambiente de desktop Plasma mais estável e confiável para o uso diário.
As correções notáveis incluem uma falha do KWin que ocorreu ao despertar o computador do modo de suspensão durante o uso de vários monitores com janelas lado a lado em uma tela que acorda lentamente.
Outra falha foi corrigida na área de trabalho do Plasma ao despertar o computador do modo de suspensão se você alterar o conjunto de monitores conectados enquanto o computador estava em modo de suspensão.
Três regressões também foram corrigidas, uma fazendo com que os ícones da área de trabalho do Plasma desapareçam após despertar o PC do modo de suspensão, uma afetando os aplicativos Electron que usam o XWayland ao usar um fator de escala e outra afetando a dica de ferramenta do Relógio Digital.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
O segundo lançamento pontual, KDE Plasma 5.27.2, está previsto para 28 de fevereiro de 2023.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.27.1 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma 5.27.1 logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados