E foi lançado o KDE Plasma 5.26.2 com correções para 51 bugs, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.26.2 como a segunda atualização da mais nova série estável deste ambiente de desktop aclamado, moderno e amplamente utilizado para distribuições GNU/Linux, dispositivos móveis e TVs inteligentes.
Novidades o KDE Plasma 5.26.2
Alguns bugs foram descobertos na semana passada, apenas alguns dias após o lançamento do ponto zero, o que contrasta um pouco com o que aconteceu esta semana.
A versão de hoje também corrige vários bugs, mas eles demoraram um pouco mais para serem encontrados. Isso não é bom nem ruim, pois, por um lado, o fato de não serem encontrados não significa que não estejam ali e, por outro, também pode resultar em uma identificação posterior.
No total, o Plasma 5.26.2 corrigiu 51 bugs, embora para aproveitar algumas correções teremos que esperar por outra versão, KDE Framework 5.100.
Entre as novidades que chegaram junto com o Plasma 5.26.2 temos que, na sessão Plasma Wayland, abrir o Dolphin a partir da janela pop-up Disks and Devices agora levanta sua janela existente, se já estava aberta, ou arrastar e soltar janelas no Widget Pager agora funcionam muito melhor, com menos problemas.
Uma das novidades que vem com o 5.26.2, mas não funcionará até o Frameworks 5.100, é que foi corrigido um problema que poderia fazer com que a entrada não fosse detectada ao usar o novo recurso de retrocesso do botão do mouse.
O KDE Plasma 5.26.2 resolve mais bugs e problemas críticos de segurança, incluindo um grave vazamento de memória ao usar a integração xcb_glx para o novo recurso de papel de parede animado no X11. Como tal, o recurso de papel de parede animado foi desativado no X11, por enquanto.
Além disso, o KDE Plasma 5.26.2 implementa um mecanismo de fallback para que o Plasma possa alternar para o papel de parede padrão quando o URL da imagem estiver vazio, corrige um problema que pode fazer com que a entrada não seja detectada ao usar o novo recurso de religação do botão do mouse e corrige um falha no retorno de chamada da listagem do Plasma Vault.
O miniaplicativo Relógio digital foi atualizado para resolver uma alteração indesejada no tamanho da fonte ao migrar da série KDE Plasma 5.25, o arquivo da área de trabalho para os controladores remotos Plasma agora está corrigido e deve aparecer corretamente, e o dimensionamento do texto agora funciona corretamente e é selecionável no aplicativo Info Center .
O suporte para aplicativos em sandbox Flatpak e Snap também foi aprimorado nesta segunda versão do ambiente de desktop KDE Plasma 5.26, atualizando o gerenciador de pacotes Plasma Discover para renderizar corretamente se o pacote beta for muito antigo e mostrar apenas as informações beta para aplicativos Flatpak .
A janela KWin e o gerenciador de composição do KDE Plasma receberam muita atenção nesta atualização para melhorar ainda mais o suporte ao Plasma Wayland e corrigir vários problemas.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.26.2 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados