E foi lançado o KDE Plasma 5.26.1 com correção do infame bug Korners, e mais. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.
O KDE Plasma Desktop é um incrível ambiente que oferece uma área de trabalho de aparência bonita que tira total vantagem da tecnologia de computação moderna.
A equipe por trás projeto diz que se você está procurando um ambiente de trabalho familiar, Plasma Desktop oferece todas as ferramentas necessárias para uma experiência de computação de desktop moderna para que você possa ser produtivo desde o início.
Aliás, através do uso de efeitos visuais e gráficos escaláveis, a experiência de desktop não é apenas suave, mas também agradável aos olhos.
Agora, o Projeto KDE lançou hoje o KDE Plasma 5.26.1 como a primeira atualização da mais nova série estável deste ambiente de desktop aclamado, moderno e amplamente utilizado para distribuições GNU/Linux, dispositivos móveis e TVs inteligentes.
Novidades o KDE Plasma 5.26.1
O KDE Plasma 5.26 chegou na semana passada e trouxe muitas mudanças interessantes, mas sempre há espaço para melhorias, então o KDE Plasma 5.26.1 está aqui para melhorar sua experiência na área de trabalho do Plasma, abordando alguns problemas, bugs, travamentos, congelamentos e outros aborrecimentos relatados pelos usuários.
Por exemplo, o KDE Plasma 5.26.1 melhora o plasmóide Media Player para lidar melhor com aplicativos multimídia com implementações MPRIS muito simples, como Celluloid e Totem, atualiza o gerenciador de pacotes Plasma Discover para ser mais estável e mais rápido para abrir quando não há conexão ativa com a Internet, e fazer com que os pop-ups do widget do Plasma respondam adequadamente para maximizar e minimizar os atalhos de teclado.
Também melhora ainda mais a sessão do Plasma Wayland, fazendo com que as janelas de vários aplicativos do KDE subam para o topo quando são ativadas externamente.
Por exemplo, quando as Configurações do sistema são ativadas no KRunner, ao ativar o Plasma Discover nos menus do KMoreTools ou ao ativar o Dolphin de outros aplicativos.
No que diz respeito à correção de bugs, o KDE Plasma 5.26.1 finalmente corrige o infame bug “Korners”, corrigindo o problema de pontos de cores claras em cantos arredondados de painéis escuros, aborda uma regressão no KDE Plasma 5.26 que afetou efeitos KWin de terceiros e corrige um problema que impede que imagens com links simbólicos apareçam em apresentações de slides de papel de parede.
Também foi corrigido o atalho “Desligar a tela”, que fazia com que o sistema não respondesse para alguns usuários, arrastando e reorganizando as telas na página Exibir e Monitorar nas Configurações do Sistema, além de relatar informações gerais de progresso no gerenciador de pacotes Plasma Discover ao instalar ou atualizar aplicativos Flatpak.
Além disso, o KDE Plasma 5.26.1 melhora o suporte para configurações de vários monitores na sessão Plasma Wayland para permitir o espelhamento adequado de telas externas sem ativar inadequadamente o modo Não perturbe.
Além disso, os aplicativos da Web do Chrome agora exibem corretamente o mesmo ícone em um Gerenciador de tarefas somente de ícones.
Existem 73 alterações incluídas nesta primeira versão pontual para a série de ambiente de desktop KDE Plasma 5.26.
Para saber mais sobre essa versão do KDE Plasma, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
O Plasma 5.26.1 já é oficial, mas, como sempre, isso não significa que possamos instalá-lo facilmente em nossa distribuição Linux.
O primeiro sistema a tê-lo disponível será o KDE neon, onde provavelmente chegará nas próximas horas.
Posteriormente, eles adicionarão outras distribuições, entre as quais os Rolling Releases surgirão mais cedo, embora isso não signifique que o farão em breve; pode demorar alguns dias ou mesmo algumas semanas.
Então, o ambiente de desktop KDE Plasma logo chegará nos repositórios de software estáveis de sua distribuição Linux favorita, especialmente lançamentos como KDE neon, Arch Linux, openSUSE Tumbleweed e Solus.
E se você usa o Ubuntu…
Veja como instalar o KDE Plasma 5.x no Ubuntu e derivados